Agile Coach… O que faz? Quais competências precisa ter?

Hoje venho falar de um assunto ainda novo no Brasil; a função de um Agile Coach. Justamente por ser novo, a definição fica turva, muito achismo e poucas explicações. Na minha visão profissional é importante falar sobre o assunto e trazer esclarecimentos para quem deseja seguir esse caminho ou mesmo entender porque esse papel existe.
Agile-Coaching-Competency-FrameworkAgile Coach é o nome que se dá para um profissional que tem muito conhecimento sobre Agile – Metodologia Ágil (Scrum, Kanban) e Coaching. Um profissional com conhecimento e experiência em Agile pode ter exercido diferentes papéis dentro do processo ágil. Pode ter sido um desenvolvedor, um scrum master, um lider técnico, um analista, um designer… Dentro dessa função de Agile Coach o mais importante é o profissional ter expertise utilizando Metodologia Ágil ( leia mais sobre Metodologia Ágil aqui! ) para desenvolver produtos e serviços.
shutterstock_94654015-300x300

Se o profissional já tem um bom preparo em Agile, ele precisa agora desenvolver suas habilidades para poder auxiliar as pessoas e o processo de trabalho. O Coach é um profissional que detém conhecimento e experiência em Coaching. Coaching é um processo de auto conhecimento que tem como objetivo desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes. Podemos dizer que utiliza um conjunto de procedimentos para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. ( leia mais sobre Coaching aqui ! ). É um processo que envolve o Coach (profissional que conhece o processo e orienta) e o(a) Coachee (pessoa que deseja atingir as metas). O trabalho de um Coach é importante dentro da Agilidade, pois ele orienta e desenvolve pessoas para suportar todo o processo, tanto de adoção da metodologia, quanto a melhoria constante.

Portanto, se juntarmos os conhecimentos em Agile, com as habilidades e ações de um Coach, teremos o papel de um AGILE COACH!!!

Mas a função de um Agile Coach vai muito além do que já falamos acima. Para exemplificar e passar um entendimento melhor sobre o assunto, desenhei um mind map (mapa mental) com todas capacitações que um Agile Coach deve ter para desempenhar um bom trabalho.

Agile Coach

( Clique na imagem para aumentar!)

Quando olhamos para o mind map podemos observar que um Agile Coach requer muito mais habilidades com comunicação, observação, facilitação, aprendizado, ensino, do que um conhecimento sobre ferramentas por exemplo. Por isso é tão dificil encontrar um profissional desses no mercado. E quando encontramos, observamos dificuldades das empresas darem o suporte necessário para o Agile Coach desempenhar seu trabalho, devido cultura organizacional ou politica.

Geralmente formamos Agile Coaches dentro das próprias empresas que os mesmos já trabalham. O profissional já tem o conhecimento sobre o processo de trabalho das áreas, tem network e é um mentor em Agilidade. Por fazer gostar de trabalhar com Agilidade, acaba compartilhando seus conhecimentos com os demais, ajudando no processo de ensino-aprendizado, motivando e engajando pessoas em atividades. Esse movimento faz com que o profissional desenvolva novas habilidades e promova a evolução da metodologia, do ambiente de trabalho, assim como o conhecimento e a experiência das pessoas que o cerca. Nesse momento, vale a pena investir na contratação de um Coach Profissional para auxiliar o Agile Coach no desenvolvimento de habilidades e atitudes, empoderando ainda mais esse profissional.

Agora que você já tem mais informações sobre o assunto, bora colocar em prática 🙂

Se você se interessou pelo assunto e deseja ter mais informações sobre Agile Coach, segue algumas dicas de leitura!

Site:

Home

Livros:

Agile Coaching – Autora: Rachel Davies – Ed. Oreilly & Assoc

Coaching Agile Teams – Autora: Lyssa Adkins – Ed. Addison Wesley

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: