Agile Master… Seria um novo papel? Qual a diferença Scrum Master x Agile Master x Agile Coach?

Alguns dias atrás um amigo me procurou para saber o que seria um Agile Master e se eu tinha uma definição nacional ou internacional do assunto. Confesso que eu já tinha ficado curiosa quando vi esse termo a primeira vez. Eh como adoro buscar informação, sai lendo, pesquisando sobre o assunto e agora que cheguei a uma resposta, que pra mim faz todo sentido, vou compartilhar com vocês, da mesma forma simples, que sempre faço.

Bom, vamos pensar nos papéis ágeis que nos cercam hoje. Nós temos os frameworks ágeis e os nomes dos seus facilitadores, profissionais que garantem que o método será realizado:

  • No Scrum – temos o Scrum Master
  • No Kanban – temos Service Delivery Manager
  • Eh se tivermos um time que já passou pelo Scrum, pelo XP, pelo Kanban? Qual nome chamamos?

Essa pergunta perpetuou durante muitos anos na mente de muitos profissionais da Agilidade, que como eu, não encontrava uma nomeclatura certa para chamar. Eh foi ai que surgiu o AGILE MASTER!!!

Agile Master é uma nomeclatura nova e pouco disseminada, que as empresas que trabalham com Metodologias Ágeis, encontraram para ter uma função semelhante com o papel do Scrum Master dentro do time ( facilitador do Scrum, leia sobre esse assunto aqui ). Esse profissional tem todas as competências de um Scrum Master, além do conhecimento e experiência com outros métodos como Kanban, XP, Lean, etc. Ou seja, o Agile Master é um profissional mais competente e completo, que garante aplicação do Scrum e de outros frameworks também, mas que não possuem expertise em Coaching, sendo acompanhado por um Agile Coach.

… Eh onde fica o papel do Agile Coach nisso tudo?

Todos nós sabemos que encontrar um bom Agile Coach, com experiência, hoje em dia, esta cada vez mais difícil, porque ele tem que construir uma trajetória de erros e acertos utilizando Agilidade nas empresas por muitos anos…são profissionais experientes, verdadeiros coaches que auxiliam, suportam, ajudam, integram, comunicam, ensinam, aprendem, aconselham e acompanham os Scrum Masters e o Agile Masters para terem boa atuação nos times (leia mais sobre papel do Agile Coach aqui ). Flutuam na organização dentro das áreas de negócio, de acordo com a necessidade que cada área possui (saiba mais sobre a atuação na organização clicando aqui).

Logo, a diferença do Agile Coach para os demais é que, por ter mais experiência em Agilidade, técnicas e ferramentas de Mentoring e Coaching, ele consegue alavancar com mais eficácia os conhecimentos, habilidades e atitudes de um Scrum Master ou um Agile Master.

Resumindo o artigo, o Scrum Master tem o papel de garantir que o Scrum. Se o Scrum Master já evoluiu o seu trabalho para outros metodos como XP, Lean, Kanban… ele deixou de ser um Scrum Master e tornou-se um Agile Master, que acompanhado, tende a virar um Agile Coach. Ambos, Scrum Master e Agile Master são mentorados por um Agile Coach.

Como disse antes, não há muito material sobre esse assunto, por ser muito novo. Mas na minha opinião, pode ser uma tendência, pois ainda temos muitas empresas iniciando ainda com Scrum e outras já saindo do Scrum e indo para o Kanban.

O que mais importa mesmo pra mim não é o nome que você vai carregar, mas a qualidade do trabalho que você vai entregar. Isso sim fará o seu nome ser reconhecido na empresa e na comunidade!

Bom, espero ter ajudado a sanar as duvidas dos amigos 🙂

Até mais!

Deixe uma resposta