Business Coach… o Analista de Negócios do futuro!

business_coaching_leadership_coaching_workshops_seminarsTudo na vida evolui… a ciência, a cultura, a sociedade… Logo, o nosso trabalho quando bem feito, também traz evolução para o cargo que desempenhamos dentro de uma empresa. Aquela época que um colaborador passava 30 anos numa empresa fazendo o mesmo trabalho, já acabou… E que bom que findou! Hoje temos que demonstrar, não só competências técnicas, como comportamentais também. A profissão de Analista de Negócios é uma das que vem sofrendo essa mutação.

Há alguns meses atrás escrevi um artigo falando sobre o papel e o perfil de um Analista de Negócios nas grandes corporações! (clique aqui para saber mais!). Mas ultimamente tenho visto muitos analistas aplicando técnicas e ferramentas do Coaching para auxiliar a elicitação de requisitos.

business_coachO Business Coach possui todas as competências de um Analista de Negócios, além de motivar, inspirar e passar a visão de produtos para seu time. Costuma trazer consigo uma veia de liderança, de domínio do negócio, podendo auxiliar e mentorar as pessoas que não detém algum tipo de conhecimento e experiência. Esse profissional também possui técnicas e ferramentas de Coaching (clique aqui para saber mais!), que quando aplicadas, ajudam os profissionais a ter uma visão mais clara sobre as melhores soluções, pois o Business Coach trabalha com foco no desenvolvimento do profissional, para extrair as necessidades de negócio.

Além das técnicas conhecidas e utilizadas pelo Analista de Negócio como: Entrevista, Prototipação, Critérios de aceite, Regras de negócio, Fluxgrama e Cenários de Testes, o Bussiness Coach pode aplicar ferramentas conhecidas no mercado, voltadas para a visão e solução de negócios como: SWOT (FOFA), Ganhos e Perdas, Roadmap, Brainstorming, Canvas, Mapas, entre outros.

PASSOSÉ importante também seguir os passos para chegar a solução ou melhoria desejada. Alinhe e acorde bem as necessidades. Levante os desafios e possíveis impactos, no sistema e nas áreas envolvidas. Defina metas e prazos para todos se comprometeram. Descreva os caminhos e as ações que serão tomadas e quais os profissionais serão envolvidos. Com esses passos bem definidos e com o comprometimentos de todos que vão trabalhar para atender a necessidade, com certeza a entrega será feito com sucesso.

Não se esqueça, tanto o Analista de Negócios quanto o Business Coach são profissionais que trabalham diretamente em contato com pessoas. Por isso, precisam ser pessoas que gostam de se relacionar, que tem um bom networking, gostam de ouvir, interagir e engajar. Conhecimentos técnicos podem ser até adquiridos. Mas as competências comportamentais precisam ser natas nesse tipo de profissão.

Bom, espero que o artigo de hoje possa ter trazido mais informações sobre esse profissional para você!

Até mais pessoal 🙂

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: