Certificação é a solução?

certificacao-ti-carreira-tecnologia

 

Certificação é uma das palavras mais usadas nos últimos tempos no mundo corporativo. Sempre presente em eventos, workshops, palestras, cursos, empresas… onde vamos ouvimos sobre a tal da certificação. Mas vocês já pararam para analisar o que a certificação significa na sua vida profissional?

Vamos fazer essa análise juntos!

Certificação é uma declaração formal, que dar a entender, que o individuo possui conhecimento sobre um assunto específico. Deve ser formal e segue um roteiro de regras a serem cumpridas. Além disso, a certificação deve ser emitida por alguém ou por alguma instituição, que tenha credibilidade no assunto perante a sociedade. Essa credibilidade pode ser instituída por aceitação social ou por lei.

Após seguirmos os passos da certificação, caso sejamos aprovados, recebemos um documento que comprova a nossa aptidão para trabalhar naquele assunto; o conhecido e famoso “certificado”.

Pois bem! Se vocês repararem, coloquei no texto acima uma frase proposital. O trecho “que dar entender”. Destaquei essa parte porque quando uma pessoa deseja se certificar, ela estuda os conteúdos, segue todos os passos para obter a certificação e gasta uma boa quantia em cursos preparatórios. Mas a grande maioria, pensa que seguindo todas essas regras e obtendo o certificado estará apto a desempenhar novas funções e cargos…  Infelizmente, não é assim!

As certificações vão demonstrar para o mercado que você conhece o assunto que se certificou. Porém, o que irá diferenciar você dos demais que possuem, será a sua experiência com o assunto. Ou seja, analisando perante o mercado de trabalho, o conhecimento que você adquiriu equivale a 40% da sua formação. Ainda estará faltando 30% de habilidade (saber como fazer) e mais 30% de atitude (querer fazer e aplicar).

Logo, perante esse cenário, podemos dizer que você não só precisará se certificar, como estar no local apropriado para colocar em prática todo o conhecimento que adquiriu. Do contrário, a certificação não trará o valor que você espera e o desperdício de tempo, esforço e dinheiro será grande.

O conselho que eu dou para qualquer pessoa que deseja se certificar, em qualquer área de atuação é:

– Avalie se a empresa que trabalha possui algum incentivo para certificar seus funcionários;

– Analise se a empresa que trabalha vai te dar espaço e apoio para aplicar o conhecimento que recebeu com a certificação;

– Caso a empresa que trabalha não possui nenhuma das alternativas acima, pesquise quais possuem e que tipo de certificação tais empresas procuram em seus profissionais;

– Faça parte de listas de discussão que falem sobre certificações. As listas vão te ajudar a esclarecer vários itens que você possui duvida;

JAMAIS, NUNCA, DE FORMA ALGUMA faça uma certificação que você não possui afinidade e nem esclarecimento sobre o assunto. Já vi muitas pessoas tirarem certificações caríssimas simplesmente por status, pensando que vai mudar de emprego, função ou mesmo profissão! 

A melhor forma de se preparar para mudar algo em sua vida profissional é estudar sobre o assunto, conhecer o mercado, planejar suas metas, conversar com profissionais atuantes na área. Quanto mais informações obtiver e trocar com pessoas já certificadas, mas seguro você ficará para dar um passo certo em sua carreira.

Se você tem algum amigo, ou conhece alguém que esteja em duvida em tirar ou não certificação, compartilhe o texto com ela! Tenho certeza que vamos ajudá-la a seguir o melhor caminho!

Até a próxima amigos 🙂

2 comments on “Certificação é a solução?
  1. Olá Annelise, quanto tempo!

    Recordando de você no Agile in Rio. espero que esteja tudo bem.

    Bastante pertinente o texto, passei por isso recentemente, e concordo que não vale a pena sair se certificando por aí gastando dinheiro a toa, caso não vá utilizar no momento ou em projeto a médio prazo.

    abraços

    • Oi Edson! Tudo bem sim! É verdade… Rio Agile desde 2012 🙂
      Pois é … Escrevi sobre a certificação pq no desespero pessoas tem gastado dinheiro sem depois usufruir o investimento feito. Na verdade o blog é uma forma de auxiliar e alertar as pessoas.
      Que bom que gostou!
      Abs

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: