Comunicação Assertiva… a importância de ser claro e objetivo!

Esse samba que Chacrinha compôs, é mais do que ritmo, harmonia e melodia! É a realidade no mundo em que vivemos hoje.
A falta da comunicação está presente em todos os ambientes que nos cercam: família, amigos, trabalho, estudos… enfim, qualquer ambiente onde precisamos realizar alguma atividade que necessite de interação com outras pessoas, há a ausência de comunicação.
Nós erramos. Mas justamente por falharmos nos tornamos cômodos e passamos a repetir, de forma natural, nossas falhas tornando-as um hábito. E é justamente isso que não podemos deixar acontecer.

Casos simples no nosso dia-a-dia como comunicar: atrasos, ausências, desistências, desencontros, novidades, soluções, etc… A falta de comunicação traz desconforto para a(s) pessoa(s) envolvida(s) porque demanda esforço e tempo. Tudo isso pode ser uma erro banal, mas para a pessoa envolvida pode parecer “falta de comprometimento” ou mesmo “falta de envolvimento”.
Ouço muitas pessoas reclamando: “fulano não mandou e-mail”, “fulano não me disse nada sobre isso”, “eu nem sabia que era para eu fazer”… procuro observar quando essas frases surgem, para saber onde falhou a comunicação, e cheguei em alguns pontos que quero compartilhar com vocês. Seguem eles:

1) Falta de atenção no que está fazendo;

2) Não quis envolver a pessoa e depois pede desculpas dizendo que esqueceu;

3) Falta de planejamento das atividades diárias;

4) Acha que todos já sabem o que se passa e é desnecessário comunicar;

5) Não tem o hábito da leitura e escrita, sem conseguir se comunicar corretamente.

Todos os itens acima contribuem muito para a ausência ou falha na comunicação.

Comunicar de forma errada também é ruim. Geralmente pessoas com dificuldades para se comunicar são pessoas que se sentem inseguras, em relação a:

1) Não domina ou conhece o assunto que está sendo falado;

2) Tem vergonha de falar, de se expor e ser julgado pelos demais;

3) Gosta de escrever e falar, mas não faz de uma forma pausada e que tenha um encadeamento lógico entre os assuntos. Apenas solta as palavras;

4) Tem dificuldades de se expressar e prefere só se comunicar quando é solicitado.

Esses são alguns dos pontos que lembro e que me ocorreram nesse momento. Mas sei que existem muitos outros que vocês conhecem e que agora devem estar lembrando!

Mas o que podemos fazer para melhorar a comunicação?

Existem muitas técnicas para utilizarmos, mas a melhor forma de nos comunicar é transcender barreiras, ou seja, falar, escrever, expor sempre lembrando do processo de comunicar. No processo de comunicação precisamos de um emissor (pessoa que inicia a comunicação), um contexto (assunto), um canal (meio utilizado para comunicar) e um receptor (pessoa que recebe a informação). Esse processo ocorre em qualquer formato de comunicação e para termos uma boa comunicação é necessário executá-lo da forma correta. O emissor passa o assunto ao receptor, o receptor processa a informação e devolve para o emissor.

Reparem que nesse fluxo não houve interrupções. As interrupções podem ocorrer quando temos mais de um emissor e/ou mais de um receptor enviando mensagens ao mesmo tempo, sem interpretar o que recebeu e o que enviou.

As informações trocadas serão falhas e poderão gerar mais transtornos do que soluções. Isso acontece conosco o tempo todo, porque temos pressa em resolver os assuntos, o que nos faz “pular” várias etapas na comunicação. Não temos tempo ou paciência para compartilharmos os assuntos com nossos receptores. Escrevemos e falamos de forma corriqueira, excluindo fatos importantes, causando erros e problemas. Gastamos mais tempo consertando os nossos erros do que melhorando a nossa comunicação.
Por esse motivo é importante escrevermos e falarmos de forma esclarecida, que o receptor entenda todo o assunto que foi descrito, assim haverá entendimento entre as partes e ficará mais fácil resolver os assuntos propostos. Toda vez que for necessário, pense em como você quer que a pessoa receba o seu assunto. Se forem vários receptores, preocupe-se em levar uma informação clara, com detalhes e objetivos, pois isso evitará retrabalho!

E não se esqueça… por mais que usamos ferramentas para nos comunicar, você ainda fala diariamente com seres humanos =)

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