Creia em você! Diga NÃO a sabotagem!

Suas-crenças-não-fazem-de-você-uma-pessoa-melhor-o-seu-comportamento-faz.

Como todos sabem sou Coach e já trabalho ha 3 anos ajudando pessoas em atingir seus objetivos. Durante esse período de trabalho intenso, tanto como Agile Coach como Coach Personal/Professional foram raros os momentos que não me deparei com sabotadores nos meus coachees e se não removermos esses sabotadores, não conseguimos evoluir e alcançar o que se deseja.

O que são Crenças Limitantes?

Crenças Limitantes são pensamentos que você tem, numa conversa com você mesmo, que impedem de agir e obter o resultado positivo. Geralmente, a crença esta relacionada a algo que ocorreu no seu passado, como rótulos negativos sobre a sua pessoa, palavras e percepções ruins que foram impostas a você, sentimentos que foram implantados em sua mente em algum cenário. Como causa, o pensamento limitante afeta o seu raciocícnio e convence que a visão negativa que você possui sobre si mesmo é a mais apropriada naquele momento.

Mas por que a sua mente aceita a crença limitante?

Na maioria das vezes que você absorve um pensamento limitante, o seu cenário é de insegurança, descrença e desconfiança. Você esta frágil, com sua mente aberta para aceitar esse rótulo imposto. Nesse momento, você pensa que o melhor a se fazer é não reagir e entrar na zona de conforto, onde tudo fica mais tranquilo.

…E quais os efeitos de possuir uma crença limitante?

Pessoas que possuem crenças limitantes não desfrutam de nenhum benefício. Ao contrário, só confirmam teus medos e impedem você de agir, andar de encontro ao desconhecido. Não deixa você caminhar em direção ao que deseja. Faz com que você realmente creia que não é capaz de fazer o que almeja.

Quando a pessoa está nesse processo de descrença surgem as frases sabotadoras…aquelas frases que vem na sua mente, toda vez que você toma o impulso de agir. As frases também podem vir de pessoas que estão ao seu redor e que desejam te sabotar de alguma forma, como chefes, colegas de trabalho, pessoas que não querem ver a sua evolução. São elas:

– Você não vai conseguir!

– Você não é capaz de fazer!

– Tudo é mais dificil pra mim!

– Eu sou um burro e idiota!

– Não vou te dar esse trabalho porque você não vai conseguir fazer!

– Não tente mudar o que já funciona ha anos!

– Aqui você não é ninguem! É mais um funcionário!

– Eu acho que você envelheceu e engordou nos ultimos anos! Saudades da época que te conheci!

Entre outras…

Como eu me livro dessas crenças limitantes?

O primeiro passo para livrar das crenças é acreditar em você. Comece a lembrar de todos os bons momentos que você teve, momentos que conseguiu vencer obstáculos, momentos vitoriosos onde você provou para si mesmo que era capaz de fazer, de melhorar sua vida, resolver seus problemas, ter maestria. Traga essas sensações e emoções de volta para seu dia-a-dia, empoderando suas ações.

Afaste-se das pessoas que te colocam pra baixo, que te minimizam e que se alegram com sua tristeza e seu fracasso. Se não conseguir se afastar por ser do trabalho, fale com elas apenas o necessário. Não conte o que sente e o que pensa para pessoas que vão usar isso contra você num futuro próximo. Compartilhe seus sonhos e desejos apenas com quem vai ajudar a torná-los reais. Canalize suas energias e sua atenção para o que gosta de fazer. Pratique exercícios físicos, faça cursos, movimente-se! Integre grupos que vão te motivar e fazer a sua auto estima crescer.

Tenho recebido muitas mensagens de pessoas com problemas no trabalho, com chefes inseguros, que transferem todos seus sentimentos ruins para os funcionários, coagindo, xingando, desrespeitando as pessoas que fazem ele se manter no posto. Conselho que dou para as pessoas que estão passando por isso…Ignorem! Desprezem! Pensem que ele precisa diminuir vocês para elevar a auto estima. A única forma dele defender sua posição no trabalho é sendo ríspido com vocês, mostrando que quem manda no sistema é ele. Não absorva esse tipo de conduta para não ser mais uma pessoa a corromper o sistema e a sociedade. Não repita gestos, palavras, comportamentos que não gosta de receber. Não seja um repetidor! Você tem muito mais potencial que isso e ele sabe disso. Por isso que te trata assim, sabota as tuas qualidades e faz você acreditar que precisa dele no comando! Pense nisso!

Bom, resumindo o tema… Acredite no seu potencial!Se você não se valorizar, quem irá fazer isso por você hein? Pare de colocar a culpa do seu fracasso nas pessoas, na família, no ex, nos governantes, nos chefes… A culpa disso tudo estar acontecendo é sua, porque permitiu. Pare de se sabotar! Acredite em você… Todos nós temos alguma competência e habilidade que melhore a nossa vida e a vida das outras pessoas. Faça uma lista das competências que possui e uma lista das que você ainda deseja adquirir. Veja quais as areas que pode trabalhar, quais projetos pode participar e corra atras desses grupos. Os seus sentimentos, pensamentos e ações te levarão ao cenário que deseja chegar. Comece com pequenas ações, colocando prazos para terminar e peça ajuda para pessoas que confia e que gostam de você. Elas vão te motivar e te auxiliar nos momentos mais dificeis que passar.Esteja certo disso! Vá a luta! O seu sucesso virá com o tempo e esforço. Você poderá inspirar outras pessoas que passam pelo mesmo problema.

Eu acredito em você! Você é capaz!

Bora fazer acontecer 🙂

8 comments on “Creia em você! Diga NÃO a sabotagem!
  1. Texto muito útil e real… Quem nunca se viu numa situacao dessas em algum momento da vida?! Obrigada pela motivacao que seus textos nos traz!

    • Iane, muito obrigada pelas palavras. Compartilhar situações e cenários onde todos possam ser ajudados é a melhor forma de evoluir. O feedback de vocês é que me faz escrever cada vez mais 😉

  2. Excelente texto parabéns, me identifiquei muito. Realmente preciso acreditar mais em mim e para de dar ouvido a sabotadores.

    • Bom ouvir isso André! No momento que vc começar acreditar em você, as coisas vão começar a melhor e verá que todas as soluções estavam bem debaixo do seu nariz. Só faltava vc acreditar que era capaz de fazer 🙂 Boa sorte!

Leave a Reply

%d bloggers like this: