Crise: Perigo ou Oportunidade?

vencendo-a-crise-10-728

Infelizmente o nosso país não anda passando por um bom momento. Como já é da ciência de todos, estamos numa crise, ocasionada por mal planejamento, estratégia e muita corrupção. Por conta desses fatores, empresários e profissionais fazem uma “ginástica” para manter seus padrões. Cortam-se gastos supérfluos e caso não seja suficiente, demitem pessoas, vendem bens e mais o que for necessário. Todos sofrem.

Por esse motivo, nos últimos meses tenho recebido muitos emails e currículos de profissionais buscando realocação no mercado. São profissionais qualificados, com anos de trabalho dedicado a empresas, que simplesmente, de um dia para outro, viram sua rotina acabar. Alguns desses profissionais ainda não sabem o que fazer, que rumo tomar… Enquanto outros, mais preparados e empreendedores, estavam apenas esperando o FGTS para investir no seu próprio negócio. E é esse ponto que eu quero falar…

O momento de crise é uma oportunidade de crescer! Sim! Isso é possível! E sabem por que?

“Porque a cana-de-açúcar só da um bom caldo, depois de passar por bons apertos”… uso sempre esse provérbio como uma forma de dizer, que na hora que você começar a pensar, agir, a ideia e a criatividade virão. Os profissionais que não tem objetivo pessoal, realmente ficarão perdidos procurando um trabalho que sempre fizeram. Mas os profissionais mais ousados, que sempre questionaram suas atividades, seu trabalho na intenção de melhorar, progredir… esses não terão sossego! Vão persistir até terem o que querem, o que pensaram, o que sonharam, o que se prepararam para ter. É ai que surge, numa crise, uma nova oportunidade!

Então, o que eu tenho para te dizer nesse momento é: … MUDE! Mude se estiver preparado para mudar! Se a sociedade esta mudando, você precisa mudar. Se não acompanhar, ficará sempre trabalhando com a mesma coisa, sempre reclamando e sonhando com a nova vida que poderia ter tido. É melhor tentar, agir, do que ficar frustado por não ter feito. É Evidente que você precisa calcular e planejar seus passos, para não gastar tempo e dinheiro demais. Mudanças requer atenção e cuidado, porque um passo em falso, pode colocar tudo a perder!

Claro que se você está empregado, na empresa que você gosta, fazendo o que você gosta, não é o momento de jogar tudo que conquistou para o alto e partir para algo novo. De jeito nenhum! Mas caso você seja uma das pessoas que tem tempo livre, para estudar e desenvolver um novo trabalho, vale a pena investir! O conhecimento e experiência que você possui jamais se perderá. Você apenas acrescentará algo mais!

Outro ponto que gostaria de ressaltar são profissionais que possuem uma formação, querendo trabalhar em outra área, sem ter cursos, especializações e experiências. Não que não seja possível! É possível! Mas requer um trabalho de Desenvolvimento de Competências acompanhado de um Mentor ( Líder da Equipe) ou um Coach (Profissional qualificado para auxiliar no processo).  As competências são desenvolvidas adquirindo conhecimento, habilidade e atitude no que deseja obter. ( Quer saber como? Vide o link: http://www.annelisegripp.com.br/?p=33).

Logo, para resumir, trabalhe fazendo o que gosta que você encontrará o sucesso. E se você sabe o que gosta de fazer, mas ainda não é o momento de mudar, por falta de dinheiro ou tempo, não deixe a sua ideia morrer! Planeja, escreve, desenha, dê forma ao seu sonho, documente o que pensou, porque a vontade de fazer acontecer vem com o tempo e ai tudo ficará mais fácil.

Desligue a TV, para de ler jornal, se afaste das pessoas que não acredita no seu potencial e que adoram te colocar em pânico por causa da crise. Gaste sua energia com o seus ideais, que você encontrará forças para ser o que você quiser 😉

Boa sorte!

Ate mais…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: