Direto ao Ponto com Paulo Caroli

Há alguns anos, num evento sobre Agilidade, conheci Paulo Caroli. Naquela época ele começava a traçar seus passos como escritor e a nossa conversa foi muito rica e agradável, pois trocamos conhecimentos, experiências e muitos risadas sobre esse fantástico mundo ágil, onde trabalhamos pessoas e produtos.

Desde desse momento até hoje, não paramos mais de trocar informações e nos esbarrar palestrando nos principais eventos ágeis do país. Admiro muito o trabalho do Caroli.

Receber o convite para escrever um prefácio em seu segundo livro Direto ao Ponto foi uma alegria pra mim. Eu e Caroli trabalhamos na mesma linha, onde utilizamos facilitação e dinâmica para alcançar metas corporativas. E você, caro leitor, terá a oportunidade de aprender um pouco mais sobre comportamentos e técnicas utilizadas no desenvolvimento de um produto, durante a leitura desse livro.

Direto ao ponto II aborda fatores de desenvolvimento humano necessários como engajamento, colaboração, alinhamento e motivação, como também traz a visão técnica de como se desenvolver produtos utilizando conceitos de Lean Manufacturing, tanto para novos produtos como para inovação e melhorias. Lean Manufacturing é um modelo de produção criado logo após a Segunda Guerra Mundial que é utilizado até hoje pelas grandes corporações. O objetivo desse modelo é eliminar desperdícios, focar em solução simples, mudar o que for necessário e ter um fluxo contínuo de entregas. Tudo a ver com o propósito da transformação ágil.

Portanto meu amigo, leia Direto ao Ponto I e II com bastante carinho e atenção! Destaque as partes que te interessou, anote ideias, crie oportunidades de você mesmo aplicar os métodos. A aprendizagem só acontece quando praticamos o que lemos, absorvendo nossas próprias experiências e adaptações.

Tenho certeza que esse livro trará muito mais informações pra você!

Para saber mais, acesse http://www.caroli.org/pt/

Leave a Reply

%d bloggers like this: