Empatia… Você sabe o que é?

foto2Por algumas semanas venho buscando e estudando sobre esse assunto e hoje resolvi escrever um post para compartilhar com vocês o que aprendi. Empatia é capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar o que sente o outro.

O inidividuo que possui empatia, tem o perfil de ajudar outras pessoas e geralmente faz parte de grupos e comunidades, pois está ligado ao afeto e interesse de auxiliar o próximo. Isso acontece quando consegue sentir o sofrimento ou a dor do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de socorrer e agir seguindo seus valores.

Veja o trecho do filme “Patch Adam”s que demonstra um momento de empatia!

O trecho do filme mostra que através da empatia conseguimos compreender melhor o comportamento da pessoa em determinados cenários e a forma como toma atitudes e decisões. Ser empático é ter afinidades com a outra pessoa, saber ouvir, compreender seus problemas, suas emoções. O contato com a outra pessoa tem que gerar sentimentos de alegria, conforto, confiança, satisfação e prazer. Tem que haver compatibilidade!
6a66c9abbc869f1d2704816d7dfd460fNesse caso, podemos dizer que a empatia é o oposto da antipatia (aversão espontânea, irracional, gratuita por alguém ou algo). Também podemos dizer que a empatia é diferente da simpatia, porque a simpatia é o que nós sentimos em relação aos outros ou o que transmitimos para os outros. Portanto, nós podemos dizer que simpatia tem como objetivo estar com o outro e agradar. Enquanto a empatia tem como objetivo conhecer e compreender.

Agora que você já sabe o que é empatia, vamos praticar!

Nós podemos começar em casa, com a família, no trabalho, no curso, com os amigos e nos grupos que fazemos parte (igreja, clube, comunidades de estudo). Aplique todos os passos e experimente ser empático. Colha seus resultados e veja o quanto vale a pena ajudar as pessoas, pois não só fazemos bem a elas, mas nos melhoramos como indivíduo também 🙂

Até o próximo post pessoal!

 

 

 

 

 

2 comments on “Empatia… Você sabe o que é?
  1. Legal o artigo e a exposição buscando a compreensão do conceito pela pratica.

    Seria massa complementar o explorando o lado negativo da empatia, que pode ser bastante destrutivo.

    Por exemplo, é por empatia com seu filhote, que a mamãe urso ataca um desavisado que cruza seu caminho.

    Empatia tem sua utilidade e relevância, mas por si só não é intrinsecamente bom.

    • Oi Meu Amigo! Obrigada por ler e por me dar retorno. Realmente, a empatia tem o lado ruim, se vermos o cenário de defender o que amamos. Estou viajando e quando retornar, complemento o artigo e mando uma resenha pra você 🙂
      Suas colocações são sempre bem vindas!
      Abs

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: