Foco… Como vencer a distração?

rnfNo mundo em que vivemos hoje, a correria do dia-a-dia e o volume de compromissos que temos, nos fazem perder o foco constantemente. É inevitável! A quantidade de informação que passa em nossa mente é contante e cria um grande “engarrafamento”, fazendo com que o nosso cérebro fique congestionado e saturado. Nesse momento ocorre a distração. Algumas pessoas tem mais facilidade em se distrair, outras menos. O mais importante é saber lidar com esses cenários. Por esse motivo, venho hoje falar um pouco mais sobre esse assunto.

foco… Mas o que é foco?

Foco é ter nitidez de uma imagem, ter um objetivo ou uma meta, manter a concentração no que você quer, estabelecer um planejamento. Ou seja, ter uma visão centrada do que você deseja, do que prioriza. Logo, manter-se focado em uma atividade, que tem importância é extremamente importante para obter sucesso. Lendo assim, parece até fácil né?! Mas na realidade não é não. Enquanto você está lendo esse artigo, já deve ter desfocado várias vezes, não é verdade?! Então… por isso, vou te ajudar nessa jornada, escrevendo alguns passos que você pode fazer, para não perder seu foco.

1) Diga NÃO quando for necessário! Aprenda a priorizar o que realmente é importante para você. Primeiro vem você e sua meta, depois vem o resto!

2) Ensaio Mental! Pense no que deseja e nas atividades, passo a passo, que precisa fazer para obter foco e sucesso. Os cenários que sua mente criar vão te ajudar e orientar a chegar onde você deseja.

3) Motivação! Não gaste toda a sua energia num único dia no seu objetivo, pois precisará de fôlego para continuar caminhando em direção a sua meta. Crie um ritmo de trabalho onde você possa ter produtividade, sem se esgotar.

4) Força de Vontade! Não deixe que interferências externas te incomodem. Afaste-se de comentários e cenários negativos. Mantenha-se focado no que deseja e proteja-se. Lembre-se que a meta é sua e que você só deve compartilhar com quem, de fato, vai te ajudar a realizar.

5) Recompensa! A cada passo, cada atividade concluída com sucesso se dê algo de recompensa. Uma viagem, um chopp, um jantar, um passeio de bicileta… algo que marque esse momento e faça você lembrar que conseguiu e que é capaz de continuar e obter êxito.

6) Qualidade x Quantidade! Não torne-se um multitarefa, que sai executando e atropelando tudo que passam pra você, sem planejamento e priorização. Isso só fará com que as suas entregas, não tenham qualidade. Além disso, no decorrer do tempo, se tornará uma pessoa distraída e desatenta, sem foco!

foco-nos-estudos

As dicas acima são super valiosas, mas não farão milagres se você não traçar ou planejar um objetivo em sua vida. Todos nós precisamos ter um desafio, para nos tornarmos melhores, mostrarmos que somos capazes de alcançarmos tudo o que desejamos. Basta ter foco e seguir em frente.

Bom, esse foi o assunto de hoje! Espero ter ajudado e ter feito você despertar para o ritmo de vida que tem levado. Espante a preguiça e os julgamentos. Aproveite seu tempo para fazer algo que goste, que te cative. Siga em frente e vai atrás, porque você é capaz 🙂

Ultima dica: use post its, recados no celular, no notebook para lembrar suas tarefas e não perde o foco!

Até breve pessoal!

 

 

3 comments on “Foco… Como vencer a distração?
  1. Eu uso um Kanban pra isso. O meu objetivo agora é terminar a faculdade até o segundo semestre do ano que vem. É um processo de médio prazo, mas como eu já li aqui no seu blog: são pequenos passos que nos levam a grandes distâncias né?

    • Muito bom Gabriel! Isso mesmo… Pequenos passos, pequenos avanços te levam a grandes objetivos. Fica mais fácil vc inspecionar e adaptar. Assim haverá mais acertos do que erros, vc ficará mais motivado e ganhará mais velocidade para atingir seus objetivos 🙂

Leave a Reply

%d bloggers like this: