Refinamento… você já fez um?

Você deve estar se perguntando que raio de “Refinamento” é esse que você nunca ouviu falar ne?! Mas fique tranquilo que eu vou te explicar nos mínimos detalhes e depois de saber, você vai até querer aplicar no seu projeto.

Refinamento é o procedimento de mantermos o backlog limpo, bem cuidado e enxuto, para usarmos durante o projeto.

Então, nosso amigo Roman Pichler, um especialista em gestão de produtos agéis (Clique aqui para ter mais informações sobre Roman Pichler), aplicou esse conceito de “Refinamento” ao backlog (repositório de requisitos dentro do framework Scrum). A idéia de Roman era fazer reuniões de “Evolução de Backlog” constantemente para manter o backlog organizado e enxuto, pois na opinião dele, o backlog precisa de atenção e cuidado frequente (como a figura ao lado).

urlProfissionais que trabalham com Metodologias Ágeis sabem que a cada início de uma iteração (sprint), os itens do backlog de produtos e serviços (necessidades) são priorizados e detalhados. Sabemos também que o PO (Product Owner) é o responsável por essa lista de itens. Pois bem, numa reunião de “Evolução de Backlog” todos os membros do time participam.

O conhecimento e a experiência de todos é levado em consideração para entendimento do que deve ser desenvolvido. Logo, a reunião de “Evolução de Backlog” se faz necessário por alguns motivos:

  • Itens muito grandes (histórias consideradas épicos) devem ser quebradas com intuito de facilitar o acompanhamento do planejamento, execução e entrega;
  • Quando quebramos épicos é normal que surjam novos itens ainda não levantados. Além disso, podemos alterar ou remover esses itens (funcionalidades) de acordo com a estratégia de negócio;
  • Priorizar os itens do backlog ( assim como as estratégias de produtos mudam de acordo com o mercado e os itens do backlog devem refletir essa mudança também, de acordo com a prioridade);
  • Refinar os itens do backlog ( as funcionalidades precisam ser detalhadas, contendo todas as informações necessárias como: regras de negócio, critérios de aceite, fluxos sucesso e insucesso, prototipos, wireframes, etc).
  • Além de todos os pontos de atenção colocados acima devemos corrigir ou estimar os itens de backlog (funcionalidades). Caso a funcionalidade sofra alteração é necessário reestimar;

Você pode estar pensando: “poxa, mais uma reunião pra fazer” como uma perda de tempo!

Não é perda de tempo! Pense que se fizer a reunião de “Evolução de Backlog” com frequência, você ganhará velocidade na reunião de planejamento (Sprint Planning), pois seu planejamento já estará quase pronto e priorizado para começar a ser desenvolvido.

Eu tenho feito reuniões de “Evolução de Backlog” uma ou duas vezes no Sprint e o resultado é sempre muito bom na visão de todo o time, pois temos mais um momento juntos para falarmos sobre produtos, estratégias, impactos, desenvolvimento e entrega. As reuniões de planejamento (Sprint Planning) diminuíram o tempo de realização e todos ganharam em qualidade.

Quanto a ferramentas utilizadas, temos utilizado a mesma ferramenta que utilizamos para gerir os sprints (Jira, Teams, Azure, etc). Mas vocês podem utilizar post its grandes ou cartões com os itens nas reunião de “Evolução de Backlog”, colocando em quadros ou paredes para demonstrar uma timeline, contendo datas de entrega, integrações, possíveis impedimentos. (veja figura abaixo).

CompleteProductBacklogBoard

Vale lembrar que a reunião de “Evolução de Backlog” é uma agenda de trabalho, que como toda reunião de um trabalho usando metodologia Ágil deve ter time box, para ser mais produtiva e objetiva!

Bom, esse é o post de hoje que eu compartilho com vocês! Espero ter sido esclarecedor e motivador!

Aplique em sua empresa e no seu projeto para ganhar aprendizado 🙂

Ate breve pessoal!

Deixe um comentário