Grooming… você já fez um?

Você deve estar se perguntando que raio de “Grooming” é esse que você nunca ouviu falar ne?! Mas fique tranquilo que eu vou te explicar nos mínimos detalhes e depois de saber, você vai até querer aplicar no seu projeto.

Grooming vem do inglês e é um procedimento de higiene e beleza como banho, cuidados de aparo de unhas e bigodes, corte do pêlo e outros recursos que melhoram a aparência do cão (isso mesmo, de um cão!). Se seguirmos essa linha de pensamento, de mantermos algo limpo, cuidado e enxuto, podemos aplicar esse conceito na organização de projetos, concorda?

PRODUCT-BACKLOG-GROOMING-Agile-Scrum-Belgium-Training

Então, nosso amigo Roman Pichler, um especialista em gestão de produtos agéis (Clique aqui para ter mais informações sobre Roman Pichler), aplicou esse conceito de “Grooming” ao backlog (repositório de requisitos dentro do framework Scrum). A idéia de Roman era fazer reuniões de “Backlog Grooming” constantemente para manter o backlog organizado e enxuto, pois na opinião dele, o backlog precisa de atenção e cuidado frequente (como a figura ao lado).

urlProfissionais que trabalham com Metodologias Ágeis sabem que a cada inicio de uma iteração (sprint), os itens do backlog de produtos (requisitos) são priorizados e detalhados. Sabemos também que o PO (Product Owner) é o responsável por esses itens. Mas na reunião de “Backlog Grooming” todos os membros do time participam (como a figura ao lado). O conhecimento e a experiência de todos é levado em consideração para entendimento do que deve ser desenvolvido. Logo, a reunião de “Backlog Grooming” se faz necessário por alguns motivos:

  • Itens muito grandes (histórias consideradas épicos) devem ser quebradas com intuito de facilitar o acompanhamento do planejamento, execução e entrega;
  • Quando quebramos épicos é normal que surjam novos itens ainda não levantados. Além disso, podemos alterar ou remover esses itens (requisitos) de acordo com a estratégia de negócio);
  • Priorizar os itens do backlog ( assim como as estratégias de produtos mudam de acordo com o mercado e com as vendas, os itens do backlog devem refletir essa mudança também, de acordo com a prioridade);
  • Refinar os itens do backlog ( os requisitos precisam ser detalhados, contendo todas as informações necessárias como: regras de negócio, critérios de aceite, fluxos sucesso e insucesso, prototipos, wireframes, etc).
  • Além de todos os pontos de atenção colocados acima devemos corrigir ou estimar os itens de backlog (requisitos). Caso o requisito sofra alteração é necessário reestimar;

Você pode estar pensando: “poxa, mais uma reunião pra fazer” como uma perda de tempo! Mas pense que se fizer a reunião de “Backlog Grooming” com frequencia, você ganhará velocidade na reunião de planejamento (Sprint Planning), pois seu planejamento já estará pronto e priorizado para começar a ser desenvolvido.

Eu tenho feito reuniões de “Backlog Grooming” com frequência e o resultado é sempre muito bom na visão de todo o time, pois temos mais um momento juntos para falarmos sobre produtos, estretégias, desenvolvimento e entrega. As reuniões de planejamento (Sprint Planning) diminuiram o tempo de realização e todos ganharam em qualidade. Quanto a ferramentas utilizadas, temos utilizado a mesma ferramenta que utilizamos para gerir os sprints. Mas vocês podem utilizar post its grandes ou cartões com os itens, colocando em quadros ou paredes para demonstrar uma timeline de entrega. (veja figura abaixo).

CompleteProductBacklogBoard

Vale lembrar que o Grooming é uma reunião de trabalho e que, como toda reunião de um trabalho que use metodologia Ágil deve ter time box, para ser mais produtiva e objetiva!

Bom, esse é o post de hoje que eu compartilho com vocês! Espero ter sido esclarecedor e motivador! Aplique em sua empresa e no seu projeto para ganhar aprendizado 🙂

Ate breve pessoal!

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