Hackathon, Hack Day, Fedex Day… Você conhece esses eventos?

images (1)O post de hoje é dedicado aos profissionais/empresas que desejam trazer novidade, integração e resultado para seu time, produtos e serviços. Esses modelos consistem em dedicar, pelo menos, 20% do tempo dos funcionários para fazer projetos, que tragam melhorias e inovações.

Hackathon, Hack Day ou Fedex Day possuem nomes diferentes, devido as empresas que tiveram essa iniciativa, mas têm o mesmo formato. O objetivo desses eventos é desenvolver um serviço ou produto que tenha valor de negócio para empresa e que seja entregue em 24 horas. O intuito é fazer com que o profissional pare suas atividades de rotina na sua area e integre outras areas, onde ele possa participar e contribuir na construção de novos conceitos. Podemos dizer que é a oportunidade de “pensar fora da caixa”, como dizemos.

14BG_HACKATHON_2_1652913fO simples fato da empresa dar essa oportunidade aos funcionários de estar com outras pessoas, outras ideias, fomentando novos produtos e serviços faz com que eles aumentem o network interno, derrubem barreiras de comunicação, absorvam novos processos, valorizem a empresa que trabalha e principalmente, valorizem o próprio trabalho. Além disso, esse tipo de evento faz com que profissionais tenham a oportunidade de conhecer novas funções, podendo futuramente, adquirir novos conhecimentos e habilidades.

Como fazer um Hackathon/Hack Day/ Fedex Day em sua empresa ?

fedexO evento deve ser realizado de acordo com o negócio da empresa. Se for uma empresa que precisa de inovação sempre, pode ser feito 1 vez por mês. Caso não seja necessário tanta novidade, podemos fazer de 2 em 2 meses, ou 3 em 3 meses. Mas se você nunca fez um Hackathon é bom começar devagar. Marque um para iniciar. 3 dias antes do Hackathon começar, crie um no Trello o “1º Hackathon” e convide todos os profissionais que queiram participar. Cada profissional lança a sua ideia como um projeto e as pessoas vão se inscrevendo no projeto que deseja participar. Vale lembrar que existem algumas regras que devem ser criadas, como por exemplo, cada pessoa só pode participar de 1 projeto, cada projeto precisa no mínimo de 2 pessoas para ser eleito e feito, entre outras regras que achar necessário. Os projetos tem 24 horas para serem desenvolvidos, testados e finalizados. Separe um tempo antes de começarem a desenvolver os projetos para os profissionais detalharem e repassarem melhor suas ideias. É bom lembrar que durante as 24 horas a empresa fornece tudo o que os profissionais precisam para estarem ali… notebooks, mesas, cadeiras, quadros, salas,… além de refeições e espaços para descanso, pois serão 24 horas dentro da empresa. No término desse tempo, os projetos serão apresentados pelos grupos e avaliados por uma banca julgadora de executivos e gerentes com tomada de decisão do negócio. Esses jurados vão escolher os melhores projetos e premiá-los, colocando os projetos no roadmap de produtos da empresa. Pode ocorrer também prêmios como dinheiro, viagens, presentes.

O mais importante disso tudo é você lembrar que dentro da empresa temos profissionais especializados, mas também pessoas que consomem produtos e serviços na sociedade. Cliente que esta dentro da empresa e que possui opinião! Então vale a pena ouví-los!

E ai? Gostou da ideia? Bora lá aplicar na sua empresa e fazê-la crescer 🙂

Até mais amigos!

2 comments to “Hackathon, Hack Day, Fedex Day… Você conhece esses eventos?”
    • Muito legal o texto Motta! Realmente temos todos esses dias para usarmos no nosso ambiente de trabalho e motivar a galera.
      Eu sou super a favor desses momentos esse levo eles para as empresas por onde passo. São boas práticas que devemos fomentar.
      Pública logo o artigo porque ficou bom demais 🙂
      Bj e obrigada por compartilhar comigo!

Deixe um comentário