Health Check Team… A dinâmica que mede a saúde de um Time Ágil!

Todos nós que trabalhamos com Agilidade sabemos que a evolução de um método não se mede apenas pelos papéis e responsabilidades desempenhados, pelas cerimônias realizadas e pelas entregas feitas. O processo pede muito mais do que isso. Para esse “muito mais” existe uma ferramenta, ou melhor uma dinâmica, que quando aplicada, nos mostra a “saúde” de um Time Ágil: o Health Check Team. Hoje ele é utilizado por algumas empresas que são ágeis, como: Google, Netflix, Spotify, Serasa Experian, Atlassian e outras.

A idéia principal é mostrar como esta o relacionamento dentro e fora do time, se os papéis dentro do time estão sendo bem desempenhados, se o time tem utilizado boas práticas no seu dia a dia, se as areas envolvidas e os líderes têm dado apoio ao time, se as entregas tem sido feitas no prazo e com qualidade, se temos muitos bugs em produção… entre outros pontos. Vale ressaltar que todos esses atributos você pode escolher, incluir ou mudar dentro do Health Check Team, de acordo com a maturidade e evolução do trabalho do time.

Iniciamos com poucos atributos. Por exemplo: atribustos que envolvam “Comportamento”, “Processo” ou “Entrega”. Cada atributo será representado por uma carta, como um baralho (que pode ser feita de cartolina ou papel cartão). Para cada atributo, você pode criar perguntas ou frases que levantem como está funcionando dentro do time hoje. É bom lembrar, que não existe um número ideal de questões que você pode fazer para cada atributo. Mas eu, particularmente, penso que o número não pode ser muito grande, para a dinâmica não se tornar chata e nem muito  pequeno, que não consiga pegar a causa raiz do problema. Algo em torno de 3 a 4 questões para cada atributo é um bom número para ser trabalhado.

Após ter elaborado as questões para cada atributo, pense como o facilitador da dinâmica, levantará essas respostas. Existem várias formas de se montar o Health Check… Pode ser feito do jeito eletrônica (através de formulários e aplicativos), pode ser feito com placas com cores diferentes para cada status, pode ser feito por votação… enfim, a lógica é levantar a satisfação do time naquela questão e avaliar se o sentimento é bom, médio ou ruim em cada questão. Como se fosse a técnica de Planning Poker. A lógica é a mesma!

Na figura acima, dá para ter uma visão melhor do Health Check Team (Modelo Spotify). Na coluna esquerda temos os atributos, temos também as cartas com as questões relacionadas aos atributos em cima e a direita as bolinhas preenchidas com as cores verde (esta ótimo), amarela (não está muito bom) e vermelho (esta péssimo!). As cores representam as opiniões do time de como esta naquele momento cada atributo.

Uma dica muito importante: anote o que o time falar de cada questão respondida, porque te dará argumentos para criar um Plano de Ação, com a intenção de corrigir e melhorar os problemas levantados nas cores amarela e vermelha. Saiba mais sobre como montar um Plano de Ação clicando aqui!

O Health Check Team pode ser aplicado por um Scrum Master, Agile Coach, Líderes ou Gestores. A intenção não é apontar dedos, mas levantar problemas que impactam a produtividade e a entrega do time, para serem resolvidos pelos líderes e gestores envolvidos.

Ah!… E você pode aplicar o Health Check Team por bimestre ou trimestre. A dinâmica leva 1 a 2 horas para ser feita. Mas vale muito a pena aplicar! Bora?!

Essa foi a minha dica de hoje! Espero ter ajudado pessoal 🙂

Até mais!

Deixe uma resposta