Networking… a importância de integrar!

marketing-clinica-odontosolutionsNetworking é uma expressão origem inglesa que quer dizer a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo e alguém. A rede de contatos funciona como se fosse um sistema de suporte, de apoio, onde são compartilhadas informações sobre serviços, produtos e indivíduos.

Networking, hoje em dia, está muito relacionado ao contexto empresarial, que busca contatos profissionais, afim de evoluir carreira e negócios. Esse contexto pode nos dar uma visão um pouco egoísta, onde pode parecer que você só quer se aproveitar de uma pessoa para seu próprio bem. Mas na verdade, onde tem networking, tem sentido de reciprocidade. O benefício é mútuo, porque mesmo que a rede tenha alguém mais experiente, os integrantes sempre poderão aprender uns com os outros. Vou dar um exemplo para você conseguir entender!

desafios-de-manter-uma-rede-social-corporativa-atualizadaQuando uma empresa abre vaga para contratação externa, sempre aborda os seus funcionários e pede para divulgar a oportunidade entre os amigos. Quanto melhor for a capacidade de networking de uma pessoa, maior é a sua probabilidade de ser indicada para tal vaga. Vale lembrar que não falamos de nepotismo (indicação de parentes para assumir cargos de confiança). Falamos sobre usar as nossas redes de contato para indicar um profissional qualificado para desenvolver tal função com competência, conforme solicitado na vaga.

Networking é um trabalho que deve ser feito diaramente, como se fosse doses homeopáticas de interação com pessoas que possuem algum ponto de interseção com você como: esporte, trabalho, estudo, crença, valores, etc….

… E o que você faz diariamente para manter seu networking ativo?

etiqueta_empresarial_670x392Bem, eu participo de comunidades ágeis, reunião com os amigos depois do expediente, grupos de trabalho no slack, reuniões religiosas uma vez por semana, workshops nos fins de semana… todos esses itens mencionados são formas de se ter Networking. Então, pense quais os grupos que você faz parte hoje e quais grupos gostaria de fazer?

Ah! Mas tem um ponto de atenção… Gostaria de lembrar que pessoas introspectivas ao ponto de possuir timidez não se socializam e possuem dificuldades de se relacionar com outras pessoas. Na maioria das vezes, essas pessoas sofreram algum constrangimento no passado e têm medo da exposição.

As redes de contato são a melhor forma de trazer pessoas introspectivas para o convívio e fazê-las verem o valor que o networking possui nos dias de hoje.

Por isso, não esqueça pessoal! Networking tem que ser todo dia 🙂

Até mais!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: