O que é conhecimento? Como adquirir?

conhecimento-e-como-um-jardim-1Ah… o conhecimento… Que “coisa” é essa que nos intriga, fascina e empodera? É algo abstrato… não vemos, não tocamos, mas sentimos. Conhecimento, na verdade, é o ato ou o efeito de conhecer, saber. O grande filosófo Platão dizia que o Conhecimento consiste num conjunto de crenças verdadeiras, que foram provadas e justificadas. Ou seja, informações ou noções adquiridas pelo estudo ou pela experiência. Aquilo que o homem absorve de alguma maneira, através de informações que de alguma forma lhe são apresentadas, para um determinado fim ou objetivo.

ConhecimentoUm fato importante é que o conhecimento pode ser apresentado ou pode ser buscado. Vou exemplificar! Você pode receber um treinamento dado na empresa para desempenhar uma nova função ou uma nova atividade. Esse conhecimento será apresentado pela empresa pra você. Já a busca por um novo conhecimento virá através da sua curiosidade, da sua necessidade, algo que você precisa obter. Pensando nessa linha, existem 2 tipos de conhecimentos: Tácito e o Explicíto. Conhecimento Tácito é o conhecimento em que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na mente das pessoas. Geralmente, é dificil de ser explicado para outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades que essa pessoa possui. A palavra “tácito” vem do latim “tacitus” que significa “não expresso por palavras”. Já o Conhecimento Explícito é formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser expressado através de desenhos, diagramas, textos, arquivos. Assim como, ser salvo em publicações ou base de dados. A palavra “explícito” vem do latim “explicitus” que significado “formal, declarado”. Ambos tipos de conhecimento se relacionam e se complementam, formando individuos com mais ou menos conhecimento. Cada pessoa possui seus próprios conhecimentos, tornando impossível de ser medido.

… E como eu adquiro mais conhecimento? Tem algum macete para eu fazer? Aprendizado1-e1413060628302

Não existe um passo a passo padrão que faça você aquirir conhecimento. Até porque cada pessoa tem o seu método de adquirir aprendizado, saber. Mas o primeiro passo é você ter interesse em algum conhecimento, algum assunto que despertou a sua atenção e que você gostaria de saber um pouco mais. Seguindo esse exemplo, tenho algumas dicas para passar pra você! As ações vão te ajudar a se organizar para adquirir mais e mais conhecimento…Vamos lá!

*Organizar
Tenha um repositório onde você possa priorizar e manter os temas sobre os quais você deseja ter mais conhecimento. A organização ajudará você a enxergar mais claramente o que já foi estudado, como foi aplicado e se houve evolução.

*Praticar
Todo assunto priorizado deve ser desmembrado em estudos e ações para gerar experiências. O aprendizado só virá com a prática, quando você fizer as atividades diversas vezes, melhorando cada ponto necessário.

*Aprender
Querer aprender é o que trará a motivação necessária para aprimorar seu conhecimento. Sem vontade, essa tarefa se tornará cansativa e o aprendizado não será realmente eficiente.

*Questionar
Questionar é essencial para o conhecimento. A curiosidade gera dúvidas que quando colocadas em prática levam a solução.

*Observar
A observação também é um ponto importante para adquirir conhecimento. Ao estar atento àquilo quer ocorre ao seu redor, você melhora sua capacidade de análise e aprimora seu aprendizado sem sequer perceber.

*Escutar
Saber ouvir é uma das características mais importantes de pessoas inteligentes. Quando você passa a ouvir as pessoas com mais atenção, pode adquirir conhecimento sobre assuntos totalmente novos para você e gerar boas ideias.

*Ler
Ler é uma das maneiras mais eficientes de adquirir conhecimento. Seja com sites, blogs, livros, jornais, revistas, workshops, palestras… todos eles vão trazer novos aprendizados sobre os mais diversos assuntos.

*Escrever
Escrever também ajudará na assimilação do conteúdo que você deseja aprender. Além de ajudar a ficar mais atento e melhorar suas habilidades com palavras, você conseguirá absorver o conhecimento que deseja no momento em que começa a passar suas conclusões para o papel. É importante colocar em sua escrita, suas opiniões.

*Ensinar
Tente conversar com amigos sobre assuntos que você considera interessante, que possa trocar opiniões e praticas. Dessa maneira, absorverá o conteúdo de uma maneira muito mais simples.

Sugestão: Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a gerir o conhecimento como: Trello, Google Keep, Github, Share Point, entre outros.

ego vs conhecimento eisten

Lembre-se sempre…

Nenhum de nós sabemos tudo sobre tudo!

Todos nós temos algo para aprender e/ou ensinar nessa vida. O conhecimento e a experiência que você possui em algum assunto, pode ser bobo pra você, mas para outro pode ser de grande valor. Somos individuos unicos e cada um carrega consigo suas vivências. Compartilhe seus conhecimentos com quem necessita e adquira novos com que possui! Seja útil!

Espero que tenham gostado 🙂

Até Mais!

Leave a Reply

%d bloggers like this: