Passado não garante futuro! Tudo muda!

a-vida-nao-oferece1

No momento todos nós vivemos um grande período de mudanças. Tudo bem que os nossos governantes ajudaram bastante o país a ficar nessa corda bamba. É fato! Mas, temos que deixar o desespero de lado e pensarmos em todos os pontos positivos e o que podemos melhorar diante desse cenário. Vamos filosofar juntos…rs.

Vamos voltar no tempo… Há exatamente 2 anos atrás ninguém pensava em crise. Consumíamos produtos e serviços absurdamente. As empresas contratavam muito, aumentavam salários, promoviam cursos e premiações para os funcionários. Víamos pessoas viajando, trocando de carro, frequentando bons restaurantes e lojas, esbanjando por aí. Visitei grandes empresas nesse período e era normal você ver numa equipe de 30 pessoas, 10 trabalhando e o resto brincando, descontraindo e tal. Até ai não havia problemas, porque sempre havia dinheiro para produzir, entregar e muita gente pra comprar. Um cenário de alegria e tranquilidade! Tudo era tolerável e sustentável!

Muitos desses profissionais nessa época, se quer pensavam em investir na sua própria carreira, pois se acomodaram na situação. Pensavam: “pra que eu vou investir em cursos, treinamentos na minha área se eu estou bem no trabalho?”. É um pensamento de uma mente que esta na zona de conforto, uma mente estacionada. Não quer mudança ou novidade.

Enquanto esse profissionais tinham esse tipo de comportamento, alguns outros poucos e raros aproveitaram o bom momento financeiro para investir. Investiram em estudos, melhoraram seus conhecimentos, aprimoraram suas habilidades e até mesmo mudaram de profissão. Essas pessoas possuem um perfil diferenciado dos demais porque os fatores que motivam suas inspirações, não são a quantidade de bens que elas podem comprar, mas quantidade e qualidade das ações que podem fazer.

Exatamente nesse ponto eu mostro pra vocês o perfil do profissional do futuro, o profissional motivado pela emoção, pela paixão, orgulho do seu trabalho, da sua profissão… O dinheiro passa ser a recompensa pelo o que ele fez e não o meio para ele fazer!

Logo, podemos concluir que: passado não garante futuro!

 

O sistema que você desenvolveu há 10 anos atrás, não irá garantir a sua vaga de desenvolvedor na empresa. O chefe que você foi há 10 anos atrás, não irá garantir a sua vaga de líder. O site que você projetou há 5 anos atras, não irá garantir a sua vaga de designer. O tempo de trabalho dedicado, só terá 2 visões perante a empresa: a visão positiva, que você foi um profissional de confiança e credibilidade, ou a visão negativa, de que prefere ficar no lugar que você conhece e domina, sem alterações.

Mas depois dessa crise… Tudo mudou! E vai continuar mudando…

A única garantia que você tem hoje de fazer parte de um time, de uma empresa é o trabalho que você desenvolve agora, no presente. O seu valor como profissional estará em como você desempenha a sua função, como você lida com conflitos dentro de um time, como você convive com outros profissionais, como você se comporta dentro da empresa. A sua evolução será acompanhada sobre o conhecimento que adquire no seu dia-a-dia, nas habilidades em demonstrar todo seu potencial e nas ações individuais ou/e em grupo que você toma.

Num futuro próximo teremos empresas e profissionais mais ativos, criativos, inovadores, parceiros. Teremos novos produtos, serviços e todos eles desenvolvidos com muita qualidade. Teremos um ambiente melhor para trabalharmos, onde profissionais antes de terem funções, serão reconhecidos como pessoas e terão seus direitos assegurados. Um ambiente colaborativo, dinâmico, interativo, onde comunicar, compartilham serão ações normais dentro de um time.

Ah, eu afirmo que daqui pra frente teremos uma nova era. Uma era onde saberemos lidar com as mudanças, saberemos respeitar as pessoas e principalmente saberemos trabalhar juntos para alcançar bons resultados. Ideias inovadoras viram grandes eventos quando temos profissionais com especializações diferentes trabalhando juntos pelo sucesso de todos!

Aproveita essa onde de mudança e mude seus valores, desfaça suas crenças, busque seus sonhos e compartilhe com os amigos para que se torne realidade. Sonhar não custa nada e o seu sonho pode ser muito real 🙂

Até breve!

10 comments on “Passado não garante futuro! Tudo muda!
  1. Oi Anne,

    Ótima abordagem!

    Estar preparado para as mudanças e se adaptar rapidamente a elas são fatores fundamentais para se destacar nesse ambiente tão competitivo.

    Além disso, a flexibilidade de aceitar o novo, o diferente também faz a diferença na vida de todos, seja pessoal ou profissional.

    Excelente reflexão!

    Beijos!

  2. Que bom que gostou Priscila!
    A intenção é fazer as pessoas refletirem sobre seus comportamentos. Se vale a pena mante-los ou não. Tudo muda! Ficar parado na zona de conforto é que não da mais 🙂

    Bjks e obrigada!
    Anne

  3. Anne, excelente texto, como todos os outros. Parabéns !
    Esse aborda justamente, o que eu acredito, que todos as empresas e pessoas estão passando no momento. Ao menos, é o nosso momento aqui na empresa, rs.
    Quero que saiba que sempre utilizo os seus textos, para motivação daqui.
    Parabéns !!!

  4. Ah que legal Michelle Araújo! Feedback super importante pra mim, como blogueira! Bom saber que os assuntos são bem empregados no seu trabalho e tem relevância pra você.
    Se tiver algum sugestão de assunto ou mesmo para o blog, acesso a Central de Atendimento e deixe seu recado la! Vamos te ajudar 🙂
    Bjs e obrigada!

  5. É fundamental saber como iremos nos comportar diante do mercado e principalmente dos outros, então faz-se necessário uma grande mudança para o progresso e não para o retrocesso!

  6. OI Annelise. Concordo plenamente com você, precisamos manter uma educação constante, sempre prosperando, sendo melhor hoje do que foi ontem. Se ficarmos parados seremos “engolidos” pela vida e pelo mercado.
    Parabéns pelo seus textos, sou seu fã.

  7. Oi Rafael.

    Bom saber que tenho seguidores que compartilham dos mesmos ideais.
    Vivemos em mutação e acredito que esse é o caminho da evolução. Fazer, errar, refazer e aprender. Não existe experiência melhor do que essa!

    Abs
    Annelise

  8. Muito bom Anne!!!quero compartilhar desse ideal…só agora consegui tempo p entrar na sua página!!!adorando seus posts.

    • Que bom que está gostando Paty! Sempre a disposição. O site é para compartilhar conhecimentos, técnicas, experiências e opiniões.
      Bjks e curte aí 😉

Leave a Reply

%d bloggers like this: