Por que as pessoas têm medo do fracasso?

post-fracasso

A palavra “fracasso” no dicionário significa: “estado ou condição de não atingir um objetivo desejado ou pretendido. Pode ser visto como o oposto de sucesso”. (fonte: Dicionário Informal).

Se formos analisar a frase acima, vamos perceber que fracasso é um estado ou condição, ou seja, um acontecimento momentâneo em sua vida, que dependendo da sua reação, poderá te levar a derrota ou o sucesso. Você pode escolher qual o caminho deseja percorrer. Por isso, vamos ver alguns cenários para que eu possa te ajudar.

Quando desejamos algo, traçamos todos os passos para alcançarmos nossos objetivos. Muitas vezes pensamos no “caminho feliz”, sem obstáculos ou surpresas. Realmente, alguns poucos casos ocorrem dessa forma, tudo acontece como planejado e você consegue atingir suas metas sem ter tido fracasso. Mas, infelizmente, não são todas as pessoas que têm um caminho tranquilo e feliz.

A grande maioria das pessoas traçam seus objetivos e buscam realizar seu desejo. Dedicam-se ao máximo a cada passo que precisam dar e mesmo assim, durante a trajetória, encontram alguns obstáculos, tropeços, que levam ao fracasso.

O fracasso é uma opção! Mas o medo não!

O fracasso ocorre quando desconhecemos o que realmente é preciso ter para chegar ao sucesso. A razão é que muitos de nós estamos focados no sucesso e na obtenção, esquecendo do que realmente é necessário para alcançá-lo.

Nossa mente raramente pensa no caminho com falhas e erros. E é justamente nesse momento que esquecemos que falhas e erros fazem parte da vida, que muitas histórias de sucesso surgiram a partir do fracasso. Como por exemplo, podemos citar Bill Gates que abandonou seus estudos em Harvard, por não se adaptar, antes de se tornar uma das maiores celebridades do mundo da Tecnologia. Outro grande exemplo é Silvio Santos, o principal comunicador do nosso país, que depois de ficar rico com o SBT, quase perdeu tudo que construiu por confiar num familiar que trabalhava em sua empresa e desviou dinheiro. Esses exemplos servem para nos mostrar que até mesmo as pessoas mais brilhantes, podem ter fracasso em algum momento em sua vida.

A diferença que podemos ressaltar é que tanto Bill Gates, quanto Silvio Santos não se deixaram abater pelos maus momentos que passaram. Ambos aprenderam com o fracasso, refizeram seus passos em direção aos seus objetivos e retomaram as rédias da sua vida. Curtiu o texto? Assine e receba mais conteudo!

Por que as pessoas têm medo do fracasso?

Pessoas têm medo do fracasso porque temem não ter força de vontade suficiente para refazer seus planos e reerguer sua vida. Pessoas têm medo de serem julgadas, de serem expostas a situações que os deixam constrangidas. Muitas delas abandonam seus sonhos por acharem que não serão capazes de realizar!

Começar tudo de novo, com novos pensamentos e passos para seguir, requer humildade para reaprender, novos conhecimentos para aplicar, experiência sobre o que deu errado, garra para vencer, energia para trabalhar e principalmente foco para alcançar!

A melhor coisa a se fazer é se afastar de pessoas que coloquem você pra baixo, que ressaltem apenas suas fraquezas. Aproxime-se das pessoas que torcem e confiam no potencial que você tem. Trabalhe com afinco na sua ideia. Compartilhe suas ideias com pessoas que podem colaborar com você. Mantenha seus planos em silêncio e deixe que os resultados apareçam e façam barulho. E acima de tudo, confie em você e no seu propósito! Se você não acreditar no que quer realizar, quem é que vai crer? Sempre que tiver duvida sobre algo, tenha um momento seu de paz e pergunte para você mesmo se vale a pena. Se o coração responder que sim, vá atras e lute pelo o que é seu.

O sucesso virá, não pelo acaso, mas pelo trabalho 🙂

Ate mais!

 

 

4 comments on “Por que as pessoas têm medo do fracasso?

Leave a Reply

%d bloggers like this: