Propósito… Você tem um na vida?

Hoje vamos falar sobre um ponto que todos possuem, mas muitas vezes esquecem ou perdem ao longo dos anos; um propósito! Propósito é um termo que expressa a vontade que possuímos de realizar, buscar, alcançar algo. E eu encontrei um bom filme para falar sobre isso, de uma forma mais simples e objetiva. O filme “A invenção de Hugo Cabret” explica bem sobre um propósito. Assista o vídeo abaixo:

No trecho do filme, o personagem de Hugo Cabret diz uma frase que nos leva a reflexão: “Se você perde seu propósito, é como estar quebrado”. Por alguns momentos perdemos nosso objetivo de vida, ficamos parados, muitas vezes perdidos e desmotivados. Isso acontece quando perdemos algo ou alguém que possui muito valor para nós. Normal acontecer… não somos máquinas. Somos pessoas e possuímos sentimentos! E mais uma vez, Hugo Cabret demonstra a sua brilhante comparação entre homens e máquinas…

“Eu imagino que todo mundo é uma grande máquina. Máquinas nunca vêm com todas as peças, você sabe. Elas sempre vêm com a quantidade exata de que necessitam. Então percebi que, se o mundo inteiro é uma grande máquina, eu não posso ser uma parte extra. Eu tenho que estar aqui por algum motivo. E isso significa que você tem que estar aqui por alguma razão, também.” (Hugo Cabret)

O fato é que todos nós precisamos ter algo que nos faça seguir em frente, que nos motive a continuar caminhando na busca de encontrar o que queremos, seja na vida pessoal ou profissional. É extremamente importante ter uma razão para nos guiar. Seja para fazer parte de uma família, de uma empresa, de um grupo seleto, da vida de uma pessoa … A razão conduzirá seus passos para alcançar seus propósitos.

vento_favoravel… Eh como definir um propósito?          Propósito é uma questão íntima e subjetiva, cada un tem a sua forma de lidar. Por exemplo: se a pessoa é materialista, buscará o propósito de acumular bens. Se for mais relacional, buscará grupos, comunidades, associações. Cada pessoa buscará um propósito de acordo com o seu perfil de vida. Muitas vezes traçamos nosso propósito acompanhando outras pessoas, seguindo profissionais bem sucedidos ou pessoas que de alguma forma te cativa, te desperta admiração.

Geralmente, iniciamos a definição de um propósito através de questionamentos internos, perguntas que fazemos pra nós mesmos, como por exemplo: Qual o sentido de me manter na empresa que trabalho? Sou feliz com o que faço? É importante fazer parte dessa comunidade? Sou realmente importante na vida dessa pessoa? Entre outras questões.

As perguntas são mesmo incômodas e nos atormentam depois que começamos o processo de busca. Mas as respostas podem te ajudar a ter muito mais transparência, clareza do que realmente você deseja, como deseja e quando quer conseguir.

Se necessário, use ferramentas para te ajudar, como Trello, aplicativos de notas ou mesmo o simples e bom velho caderninho de bolso.

O importante é ter sempre um propósito na vida 🙂

Até breve pessoal!

 

Leave a Reply

%d bloggers like this: