Quais os benefícios da observação?

hqdefaultA observação é um assunto que me fascina desde pequena. Sempre observei os lugares, as pessoas, os gestos, as palavras ditas, tudo que me rodeava. Com o passar do tempo fui aprimorando a minha observação e desenvolvendo minhas próprias técnicas, tanto que hoje já faço naturalmente, sem perceber. A observação tem me ajudado muito nos últimos anos e é por isso que eu resolvi escrever sobre assunto. Pode ajudar você também!

Na correria do dia-a-dia não damos a oportunidade de observar o que nos rodeia. Estamos sempre com pressa, atrasados e sem tempo para nada. Muitas das vezes ficamos tão obcecados em só excutar ações que não vemos as soluções embaixo dos nossos próprios olhos. É lamentável! Mas nem tudo esta perdido. Vamos entender um pouco mais sobre a observação para você começar a praticar!

fb_img_1425644256949

Observar significa perceber, ver, examinar com atenção fatos. Observar é apenas olhar com mais ênfase para um determinado cenário, pessoa ou objeto, sem interpretar ou julgar. Observar é um método simples de constatar um fato espontâneo ou casual. Quando observamos vemos a intensidade das ações, posições, formas, texturas, cores, movimento, processos, frequência, sequência e principalmente os detalhes, que nos darão um olhar mais crítico sobre o fato. Num ambiente devemos focar nos 5 principais meios de observação. São eles: Sentidos Externos (tocar, cheirar, ouvir, ver e provar), Sentidos Internos ( membros, músculos faciais, pulmões e coração), Mente (pensamentos, imagens, memórias, percepções, sonhos, esperança), Emoções e Sentimentos (amor, ódio, alegria, tiristeza) e por último Conexão com Pessoas ( empatia, antipatia, amizade, admiração).

Por isso usamos a observação o tempo todo, porque a observação é um método que todos nós desenvolvemos de forma natural. Uns desenvolvem mais e outros menos. Mas todos nós possuímos!

Logo, tendo acima os 5 meios utilizados, a observação pode ser classificada em “Estruturada” e “Não Estruturada”.

Quando você muda o modo de observar as coisas, as coisas que você observa mudam28Observação Estruturada tem como característica ser uma ação planejada, para atender critérios preestabelecidos. O pesquisador precisa ser o mais objetivo possível, eliminando sua influência sobre os fenônemos em estudo, se limitando apenas em descrever as informações a respeito do fato. Vale a pena lembrar, que a Observação Estruturada só pode ser realizada mediante um plano previamente elaborado, que ofereça os dados necessários para análise da situação.

Observação Não Esruturada temo como característica ser simples, espontânea, informal ou não planejada. O pesquisador atua como mero expectador, sem levantar hipoteses. A Observação Não Estruturada revela pelo conhecimento de uma situação, vários comportamentos dentro de diferentes cenários. Por exemplo: hábitos de compra, vestuário, frequência a determinados locais públicos. Para esse trabalho de coleta poderão ser usados recursos que podem auxiliar no registro de dados colidos, como gravadores, celulares, câmeras, filmadoras.

Além da classificação das observações podemos levantar o número de observadores usados nas pesquisas exploratórias. Um observador individual trabalha mais focado, intensificando a objetividade das informações.  Enquanto a observação em equipe analisa o fato sobre vários angulos, descartando a objetividade, pois cada pesquisador pode observar um aspecto distinto, chegando a conclusões diferentes. Por isso é muito importante desenvolvermos a obaservação, seja na nossa vida pessoal ou profissional.

Agora que você já tem mais conhecimento sobre observação coloque em prática. Isso mesmo! Mãos a obra! Observe objetos e descreva o que você vê. Faça isso indivualmente e depois compartilhe com outras pessoas que também tenham feito esse exercício. Você vai perceber que cada pessoa tem o seu próprio método de observar. Quanto mais praticar, mais observador ficará!

Viu?! Ser observador tem beneficios! A observação pode favorecer a construção de hipóteses, é util para descobrir apectos novos de um problema, permite a coleta de dados em situações de comunicações ruins, depende menos de reflexão e estuda uma ampla variedade de fenômenos. Sem contar que através das observações conseguimos agir para melhorarmos ambientes, pessoas e situações.

Vale a pena ser um observador!

Então, vamos começar a observar?…

Leave a Reply

%d bloggers like this: