Qual o papel de Recursos Humanos numa empresa?

20110712032925_IVANCEVICH_Gestao_Recursos_Humanos_10edHoje venho escrever sobre um assunto bastante polêmico, mas que está na minha mente há tempos para escrever. Meus 21 anos de carreira trabalhando em diversas empresas, me deram uma boa noção do que cada area faz, ou pelo menos deveria fazer. Pra começar, o nome “Recursos Humanos” já não é um termo que gosto muito. “Recursos” ao meu ver são meios que vão te ajudar a desempenhar uma atividade. Se for um processo jurídico, o “recurso” será uma revisão ou uma apresentação a ser feita. Se for na nossa rotina podem ser objetos como cadeira, mesa, telefone. Esses objetos não possuem sentimentos, pensamentos e ações. Portanto PESSOAS pra mim, jamais serão recursos!

Gestão de PessoasPassado o desabafo, vocês devem estar se perguntando, por que escrever sobre essa área, não é? Vou te responder! Porque pra mim humanas é uma das áreas mais importantes, pois ela cuida do capital intelectual de uma empresa; AS PESSOAS. Vamos desenvolver esse raciocínio juntos! Todo trabalho de melhoria, de inovação, de criatividade nasce e evolue nas mentes humanas. Você pode ter super máquinas para desenvolver produtos e serviços. Mas a máquina só vai executar o que você pedir. Precisa de comandos para operar! Outro exemplo que podemos citar são os processos de melhoria e mudanças. Eles são realizados depois de terem sidos aplicados, observados e levantado os problemas. Logo, são as pessoas que analisam, comparam e vêem o que precisa ser alterado e como podemos evoluir.

Pois bem! Se as PESSOAS são o ponto de atenção de uma empresa, por que a area de Recursos Humanos só fazem o trabalho de Departamento Pessoal, o famoso DP? É isso mesmo! Por que? Eu conto nos dedos de 1 mão as empresas por onde passei que se preocupavam com os profissionais. Não estou falando de controle de pagamentos, benificios, ou atualização de carteira de trabalho, porque isso é função do nosso antigo Departamento Pessoal. Estou falando do real papel do RH nos dias de hoje.

Serviços-da-Evolução-Humana-Consultoria… Então, qual é o papel do RH numa empresa? Além do papel burocrático com os profissionais perante as leis trabalhistas, o papel do RH deveria focar em dignificar o trabalho da empresa e dos profissionais perante a sociedade, ser um “facilitador” junto as outras áreas no processo de gestão de pessoas. Deve criar, propor e adminitrar instrumentos para remuneração competitiva à todos os funcionários, aumentar a capacidade intelectual gerando eventos, treinamentos e capacitações, criar e operar projetos permitindo oportunidades e desenvolvimento de carreiras disponíveis a todos. Gerar processos seletivos que apoiem os profissionais na contratação. Tem muito muito trabalho para o RH fazer dentro de uma empresa. Profissionais de RH pra mim deveriam ser agentes de mudança dentro das empresas! Observe, quando o RH de uma empresa é bom e atuante, você não vê os profissionais que trabalham na area sentados em sua mesa o dia todo, batendo papo. Bons profissionais de RH estão sempre circulando pelas areas, observando e coletando informações sobre o que precisa melhorar e como podem ajudar.

Como disse antes, não generalizo os Rh´s, porque sei que existem poucos bons profissionais e areas que fazem esse trabalho muito bem feito. Mas se você faz parte de um desses RH´s que eu chamo de DP, meu amigo…está na hora da sua ficha cair! Acordaaaaaa! Você vai ser devorado por uma onda de profissionais que não são psicólogos, mas que além da especialização em outra área, possuem competências humanas que motivam, cativam, integram, dão feedbacks e fazem a sua equipe emergir e produzir. Está na hora de evoluir suas competências!

Bora fazer acontecer e mudar o nosso futuro!

Ate mais pessoal 🙂

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: