Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou…

O assunto “tempo” nunca esteve tão presente como agora. As empresas, as pessoas … tudo gira em torno do tempo. Essa dependência é tão grande nos dias de hoje, que criamos máquinas para fazer nossas tarefas, já contando que teremos mais tempo para fazer outras coisas.

Nos tornamos prisioneiros das horas.

 

Mas se analisarmos a situação, não é o tempo que está escasso. O dia continua tendo 24 horas. O que aumentou foi a quantidade de tarefas que temos que fazer no dia-a-dia. Antigamente, no tempo de nossos pais e avós, não se trabalhava e estudava tanto como atualmente. Nessa balança da vida, temos que dividir nosso tempo com a família, com o trabalho, estudos, eventos, academia, amigos, tarefas domésticas, e assim vão aparecendo inúmeras atividades…. Se olhar ao seu redor, sempre vai encontrar algo pra fazer! É impressionante…

E quando você não tem tempo para fazer todas as tarefas?

Putz…É um caos, pois você já sabe que um sacrifício será feito… ou você deixa o sono de lado ou você deixa de ir a academia! Sempre assim… o lazer é jogado para o canto em prol de algo mais importante, mais prioritário. Como dizia meu professor da faculdade: “Loira, o que você faz das 23h às 6h? Para de dormir!”…rs.

 

Na verdade podemos organizar o nosso tempo sim e não esquecer de nada. Isso mesmo… fazer tudo sem deixar nada para traz. Só precisamos é escrever e priorizar nossas tarefas diárias!

Basta seguir os passos que vou te passar!

1) Para iniciar arrume uma agenda com dias, horários e meses. Prefiro agenda porque folhas avulsas você pode perder ou mesmo esquecer de carregar. Vale agenda virtual tb! O importante é você ter acesso a ela sempre que precisar.

2) Defina a importância das atividades antes de anotá-las. Sempre dê prioridade as tarefas mais importantes. Verifique se as tarefas tem dependências com outras tarefas ou mesmo com pessoas.

3) Após priorizar as tarefas distribua na sua agenda. Planeje seus dias, horários e se puder, até o mês. Saber o que vai fazer durante as semanas pode evitar que você deixe tudo para a última hora. Além disso, toda vez que aparecer uma nova tarefa você já saberá se ela pode ser “encaixada” ou não naquela semana!

4) Geralmente atividades que não gostamos de fazer, deixamos para a última hora, certo? Mas sempre conseguimos entregar!! Isso é um fato! Tudo bem que não entregamos com aquela qualidade, mas entregamos. E como explicar essa entrega tão rápida? A resposta é simples: foco! Temos noção do tempo que precisamos para realizar a tarefa. Então reservamos esse tempo e focamos na entrega. É claro que isso não é saudável, pois alguma urgência pode aparecer e te atrapalhar. Não vale a pena contar com a sorte!

5) Cuidado com a quantidade de tarefas. Quando queremos fazer tudo ao mesmo tempo, acabamos não participando de nada. Seja cauteloso e agende apenas o que realmente irá cumprir.

6) Atividade que envolvam outras pessoas precisam de comprometimento. Se marcar algo, compareça. Se quiser desmarcar algo, avise com antecedência o real motivo.

7) Depois de todos esses passos não esqueça do mais importante… não seja um escravo da sua própria agenda! Aproveite os momentos tranquilos para fazer o que gosta e com quem gosta. Agende suas férias, viagens e momentos para arejar.

 

E a minha última dica pra você é sempre usar post it!! Esses papéis coloridos são ótimos gatilhos para nos lembrar dos compromissos. Não os ignore! Carregue para onde você for. Cole na sua carteira, espelho do banheiro e até mesmo no monitor do trabalho. Verá que eles vão te ajudar muito mais do que você imagina!

 

“A vida já é curta e nós a encurtamos ainda mais desperdiçando o tempo.” ( Victor Hugo )

Até o próximo post pessoal =)

2 comments on “Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou…
  1. Oi querida Anne!

    Nossa.. Dicas sobre como utilizar melhor o tempo serão sempre bem-vindas!

    Adorei as suas Top Dicas!

    Eu tenho um caderno onde anoto tuuuuuuuuudo que tenho que fazer na semana e dou um x quando cumpro a atividade.

    Eu era da turma da agenda de papel, mas acostumei a usar a do celular 😉

    A sua dica sobre não virar escravo da agenda é fundamental, rs, digo isso por experiência própria, sou comprometida, mas preciso ser flexível também, quando for mt necessário..rs

    Adorei!

    beijos!

    • Oi Priscila!
      Fico feliz que gostou das minhas dicas.
      A ideia é sempre escrever um assunto e transmitir algum tipo de ajuda.
      Obrigada por participar!
      Bjks
      Anne

Leave a Reply

%d bloggers like this: