Valor… cada um tem o seu!

company-mission-orbitHá muito tempo venho pensando em escrever um artigo sobre esse assunto, mas acho que não estava tão latente quanto agora. Valores é um tópico vasto, que podemos tanto falar sobre pessoas (voltado para indivíduos), quanto corporativos (voltado para empresa). Vamos aborda um pouco de cada um desses valores a seguir.

 

pessoasValores Pessoais são um conjunto de características de um indivíduo, é o que determina a forma de pensar, sentir e agir, como se comportam e interagem com outras pessoas e com o ambiente em que vive. Os valores humanos são valores morais que estão ligados a conduta das pessoas, evidenciando a vida social e ética… é um conjunto de regras para ter uma boa convivência na sociedade. Logo, podemos dizer que os valores pessoais mudam pouco ao longo de uma vida. A mudança de comportamento geralmente ocorre quando há algum impacto grande na vida de um indivíduo. Por exemplo: ficar rico, ficar pobre, perda de entes queridos, mudança de cultura e habitat, etc.

missaoValores Corporativos estão ligados a uma empresa. Cada corporação possui sua cultura, missão, visão, propósito, identidade, produtos e serviços. Esses fatores determinam a forma que a empresa trabalha, gere pessoas e processos. Portanto, podemos dizer que uma empresa valorizada pelo mercado, não só retem liquidez financeira e capital intelectual, como também responsabilidade social, sustentabilidade, integridade, transparência, inovação e comprometimento com a sociedade em que esta inserida. Os valores éticos de uma empresa representa a sua cultura organizacional.

Para resumir, os valores de uma pessoa podem ser diferentes de outras, pois cada uma carrega consigo vivências e culturas. Mesmo assim, os valores entre elas podem ser iguais ou precidos havendo pontos de interseção. Esses laços em comum podem unir pessoas e levarem elas a conviverem juntas por muito tempo, gerando novos nichos ou organizações: como bairros, grupos, clubes, empresas, religiões, ONG´s. Caso os valores não sejam os mesmo , sem haver laços, não haverá união entre pessoas e organizações, pois não surgirá empatia ou sinergia entre elas para continuarem juntas.

Portanto, é muito importante identificarmos os nossos valores, para não investimos em algo, que não faz parte de nós 😉

Espero que tenham gostado!

Até breve!

Leave a Reply

%d bloggers like this: