Virei Líder! Mas… E agora?

dor-cabeca-estresse-escritorio-20110728-size-620

 

Todos nós, que atuamos no mercado de trabalho há muitos anos, sabemos o quanto temos que ser competitivos hoje em dia. Manter o emprego requer foco, determinação e disponibilidade de tempo e dinheiro. Diariamente buscamos o conhecimento necessário para alcançar novos cargos e funções, a fim de equilibrar nossa vida profissional e pessoal. Claro que existem pessoas que não se preocupam em evoluir. A grande maioria deseja ficar no trabalho operacional, com cargos técnicos desempenhando o mesmo papel.

Mas… se o técnico vira um líder de equipe, sem ter recebido capacitação?

Vocês podem até não acreditar, mas essa situação é mais comum do que se imagina. As empresas fazem esse tipo de mudança da noite para o dia, pelos seguintes fatores:

Fator 1) Empresa preocupada em perder o excelente funcionário que possui, por não ter níveis de cargos técnicos mais altos para oferecer. Logo, para não perder, promove o profissional a líder.

Fator 2) Empresa iniciante, com poucos funcionários, que precisa de um líder apenas para coordenar o trabalho, sendo irrelevante experiência anterior.

Fator 3) Empresa com alto fluxo de trabalho, que começa crescer sem planejamento, realocando profissionais técnicos de confiança, em funções de líder. Nesse cenário, o objetivo da empresa é ter líderes comprometidos com sua diretrizes, exercendo papéis de extrema confiança (o famoso “cargo de confiança”).

Acredito fortemente que após ler cada fator, você identificou alguém que tenha passado por um desses cenários. E ainda, que nem tinha pensado que os motivos para mudar um profissional técnico de função seriam esses.

É meu amigo, o mundo corporativo é uma caixinha de surpresas!!!rs.

Então… Como eu desenvolvo um profissional técnico num líder?

Geralmente um profissional técnico tem pouco conhecimento e habilidade em se relacionar com as pessoas, não tem tomada de decisão, não possui informações sobre estratégias e planejamento da empresa. Ou seja, é um funcionário que atua nas tarefas rotineiras. Logo, é importante passar para o futuro líder quais as funções ele irá desempenhar, o que a empresa espera dele.

Abaixo, descrevo passos para capacitar um líder.

1) Fazer uma entrevista com o profissional. Pergunte se ele sabe o motivo de ter ido para esse cargo e o que ele espera da empresa, perante a nova função.

Apresente o fluxo de trabalho de uma equipe entre o líder e o liderado (abaixo).

lider

2) Depois de alinhar as expectativas, empresa x líder, apresente a ele as características de um líder, explicando cada item dentro do contexto de trabalho:

– Saber ouvir e orientar

– Apoiar a equipe nos momentos necessários

– Dar e receber feedbacks

– Elogiar em publico, chamar atenção em particular

– Dar autonomia para gerar responsabilidade

– Focar em resultados

– Respeitar e confiar na equipe

– Compartilhar conhecimento e habilidade

 

3) Após ter concluído a explicação, peça para o profissional se avaliar em cada item dando uma nota de 0 a 10.

4) Converse com o profissional sobre cada nota que se deu em cada item. Levante os pontos positivos, os pontos a serem melhorados e a importância de desenvolver cada item.

5) Pronto! Você já terá o seu Plano de Ação para desenvolve-lo. Lembre-se que Planos de Ação possuem atividades a serem feitas, pelo um responsável, em determinada data. Não deixe as ações sem datas para serem entregues. Se achar melhor, divida as ações em Curto, Médio e Longo Prazo.

6) Determine a periodicidade do acompanhamento com o profissional. Não precisa ser rotineiro. Pode ser semanal, desde que as atividades sejam feitas, acompanhadas e o processo tenha evolução.

 

O processo para se desenvolver um Lider é lento, pois precisa de foco, perseverança e mudança, tanto da pessoa que vai liderar como do profissional que vai prepará-lo para ocupar essa função.

 

Não se esqueça jamais que…

Líderes são pessoas que seguimos, não por obrigação (os chamados “chefes”), mas por admiração, por empatia, por trabalhar em equipe, por te tratar com igualdade, por ter carisma e confiança.

Resumindo, líderes são pessoas que te inspiram 😉

Ate logo pessoal!

6 comments on “Virei Líder! Mas… E agora?
  1. Muito bom. Eu já vivi essa experiência. Virei líder e depois bem depois é que recebi o treinamento. Porém antes disso, sofri e aprendi no dia a dia, valeu o aprendizado. Parabéns Annelise!! Você é uma verdeira líder pois você nos inspira e motiva.

    • É comum termos esse tipo de cenário nas empresas e o que se esperar, é que o profissional aprenda sozinho como liderar. Mas na maioria das vezes ele age por instinto, sendo mais fácil mandar! Por isso estou sempre falando que precisamos preparar as pessoas para assumir funções, se quisermos que elas tenham sucesso na nova jornada!
      Muito obrigada! Mas quem me inspira são vocês, que lêem, interagem e aplicam os conhecimentos que compartilho no site 🙂

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: