Você está na Zona de Conforto?

Sofa

Zona de Conforto é um assunto bem conhecido entre nós. Muitos vêem como uma vida estável e confortável. Outros pensam apenas ser um momento de descanso, de relaxamento.

Zona de conforto, nada mais é que, um estado comportamental onde o individuo cria uma “proteção” para agir e pensar, de maneira que não traga ameaças ou riscos. Essa proteção traz a sensação de viver sem dores e sofrimentos, pois os cenários já são conhecidos.

No entanto, viver na zona de conforto tem suas desvantagens. Quando se está nesse estado, você deixa de viver novas experiências, de adquirir conhecimentos, conhecer pessoas, lugares e até novas situações, simplesmente por comodismo. Os comodistas preferem ficar onde estão por saberem como lidar com cada situação, para não se expor ao novo.

A seguir, descrevo algumas características de uma pessoa que esta nessa zona:

– Falta de Perspectivas – “Isso não vai dar certo! Melhor não fazer!”;

– Autoconfiança em excesso – “Estou bem assim. Pra que vou mudar!”;

– Comodismo – “Vou te delegar essa tarefa, porque já estou cansado de fazer!”;

– Desperdício de Tempo – “Eu não tenho tempo para fazer treinamentos bobos!”;

– Péssimo ouvinte – “Ah, é isso que você queria me perguntar? Não. Não estou interessado porque terei que mudar de mesa!’.

Dito

Como vocês puderam ler, sair da zona de conforto significa mudar a forma de agir, pensar e sentir. É necessário focar no seu objetivo e esquecer do que as pessoas vão falar sobre suas ideias e seus anseios. Pode parecer bobo eu escrever isso, mas a grande maioria das pessoas não mudam por medo da opinião das demais que estão ao redor. Pense em você!

Outro grande passo a ser dado é dividir seus objetivos com alguém que você confie, afim de buscar parceria. Ter parceiros, num período de mudança, fará com que você troque ideias, divida problemas e alcance resultados com mais facilidade. Compartilhe suas ideias com quem pode te ajudar a executá-las.

Nesse período de novidades e descobertas mantenha o foco no que deseja e creia que você vai conseguir. O pensamento positivo e a motivação são essenciais nos momentos de planejamento e execução. E sonhe grande, mas divida o seu sonho em partes menores, pequenas metas a serem alcançadas. Assim ficará mais fácil acertar os erros e melhorar suas ações. Comece por pequenas tarefas e vá aumentando seu esforço e tempo se achar que vale a pena investir.

Para concluir, se você nunca sai ou nunca saiu da sua zona de conforto, saiba que está sabotando as suas chances de sucesso e realizações ( assista a palestra Crenças Limitantes). Isso eu digo que vale para todos os assuntos da nossa vida: trabalho, relacionamento, bens, posicionamento… Não tenha medo de experimentar coisas novas. Você vai descobrir que tem muito mais capacidade e coragem do que pensava. Vai ver que existem pessoas maravilhosas ao seu lado que estão prontos para te ajudar e só estão esperando uma oportunidade. E por último, ao enfrentar cada desafio, você ficará mais confiante e terá pela frente uma vida muito mais excitante e energica. Jogue fora a mesmice e renda-se a criatividade!!!

Até breve 🙂

2 comments on “Você está na Zona de Conforto?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: