Você sabe a diferença entre Coaching e Mentoring?

coaching_mentoring

Essa frase tem passado pela cabeça de muitos profissionais ultimamente. Temos ouvido, no nosso ambiente de trabalho, frases como essas: “Ah, fulano…se você não esta entendendo o trabalho pede um coach!”, “Sicrano foi na filial fazer um coach com seu funcionário!”, entre outras. Mas será que essas frases estão corretas?

De fato, a palavra COACH tornou-se viral nos últimos tempos. Eu já ouvi ser colocada em frases com vários significados e a grande maioria, com o sentido errado. Ou seja, a pessoa utiliza a palavra achando que é chique sem saber onde e quando usar.

Por esse motivo, resolvi escrever sobre esse assunto no meu blog, para esclarecer e compartilhar com vocês!

Coaching e Mentoring são abordagens comportamentais que auxiliam pessoas a evoluírem, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Coaching quer dizer “aconselhamento”!

Coaching é um conjunto de procedimentos utilizados para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. É um processo que envolve o Coach (profissional que conhece o processo e orienta) e o(a) Coachee (pessoa que deseja atingir as metas). O Coach possui ferramentas, que quando aplicadas com o Coachee, auxiliam na definição dos passos para se chegar onde deseja.

* Se quiser saber mais sobre Coaching, acesse http://www.annelisegripp.com.br/?p=12

Mentoring quer dizer “tutoria”.

Mentoring é conduzido por um Mentor,  profissional com vasta experiência em determinado assunto, que auxilia a evolução do aprendizado de outro profissional. Através de conversas e debates o Mentor consegue transferir seu conhecimento para o Mentorado (pessoa que recebe o Mentoring).

Logo, podemos dizer que a diferença entre elas são:

1) O Coaching foca na evolução das atividades. O Mentoring foca no progresso do aprendizado.

2) O Coaching é um processo de curto prazo. O Mentoring é a longo prazo.

3) O Coaching utiliza feedback explicito (fala com clareza sobre o assunto). O Mentoring utiliza feedback intuitivo (perguntas e respostas para avaliar o conhecimento).

4) O Coaching aborda o desenvolvimento de habilidades. O Mentoring aborda o desenvolvimento de capacidades.

5) O Coaching mostra onde está errado. O Mentoring ajuda na escolha das alternativas para corrigir o erro.

Um fato interessante é que, numa pesquisa recente no Brasil foi apontado que um pequeno grupo de empresas utilizam o Mentoring. Isso quer dizer que poucas aproveitam o conhecimento e a experiência de seus funcionários, para impulsionar a inovação e criatividade da empresa. A grande maioria prefere contratar consultorias que realizam Mentoring, com intuito de acelerar o aprendizado.

Enquanto isso, a busca por Coaching Executivo, voltado para o desenvolvimento de competências de liderança, aumenta nas organizações, devido a rapidez na busca de resultados efetivos, num espaço de tempo bem menor do que o Mentoring.

Na minha opinião Coaching e Mentoring se complementam. Utilizamos o Coaching para desenvolver habilidades no profissional, com intuito de prepará-lo para receber o Mentoring sobre assuntos referentes ao seu trabalho.

 

Dessa forma, teremos um profissional mais qualificado e bem preparado para assumir qualquer desafio!

 

Depois da leitura desse texto, acredito que você agora consegue distinguir a diferença entre Coaching e Mentoring!

Ate breve!

2 comments on “Você sabe a diferença entre Coaching e Mentoring?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: