Motivação… Você sabe o que te motiva?

FRASE-MOTIVAÇÃO-CANAL-DO-EMPREENDEDOR-cópia

Motivação quer dizer

ter um motivo para agir …

Vocês já observaram uma pessoa motivada? Como é bom ver uma!  São pessoas irradiantes, intensas, resilientes, focadas… São pessoas determinadas que produzem mais do que o normal em busca de atingir suas metas. Em certas ocasiões queremos até ficar um pouco perto dessas pessoas para receber essa energia, esse ânimo. E por muitas vezes, pessoas motivadas conseguem nos transmitir toda essa vontade de fazer acontecer. Logo, podemos dizer que motivação é um impulso, um estímulo que nos direciona momentaneamente agir em busca do alcance dos nossos objetivos.

No processo motivacional podemos analisar 2 aspectos comportamentais nas pessoas: a motivação pode ocorrer por impulso e por atração. Por impulso acontece quando agirmos por instintos e pulsões. É como se tivéssemos a necessidade de resolver essa tensão sentida. Um exemplo que podemos utilizar é a fome. A fome cria a necessidade de comer, sem se importar no primeiro momento, qual alimento ou ambiente vamos querer saciar nossa vontade. Enquanto que a motivação por atração esta ligada ao que nos atrai, o que nos chama atenção. A atração detalha mais o que se deseja, quais as preferências individuais.

Por esse motivo, podemos dizer que um mesmo objetivo pode ser buscado por diferentes pessoas e por diferentes razões. Utilizando o mesmo exemplo da fome, o que vai te atrair quando você sentir fome será qual o alimento que deseja comer, como será preparado, em que ambiente deseja comer, e assim adiante. Não se pode negar, que tanto a motivação por impulso como a motivação por atração se complementam. Sim, elas são complementares! Porém, grande parte da nossa motivação hoje em dia esta relacionada a atração, pois vivemos uma época de consumo, de facilidades para ter o que quer.

Nesse momento é bom refletir sobre as perguntas abaixo e anotar as suas respostas. Esse exercício vai te ajudar a buscar seus impulsos e atrações.

– O que te motiva por impulso?

– O que te motiva por atração?

– Você tem consciência das suas motivações? Quais são elas?

Além das motivações comportamentais que vimos, temos também a motivação intrínseca e extrínseca, que vocês já devem ter ouvido falar em palestras ou livros. Ambas existem em cada ser humano. A intrínseca tem sua origem vinda de fatores internos. Está relacionada com a sua forma de ser, com seus interesses, vontades e gostos. A recompensa para esse tipo de motivação é estudar algo que gosta e se interessa por exemplo. Quanto a extrínseca tem sua origem vinda de fatores externos, como qualquer recompensa que tenha valor. Ou seja, a pessoa realiza uma tarefa para ser recompensado. Pegando o exemplo do individuo que gosta de estudar, a recompensa seria tirar boas notas, terminar um projeto, receber por seus estudos.

Escrevi os parágrafos acima para explicar quais motivações você pode possuir de acordo com o momento e o ambiente que vive, pois todos nós sofremos influências. O mais importante é identificar o que realmente te atrai na sua rotina ( estudos, trabalhos, pessoas, lugares, projetos, assuntos) e tomar ações que direcione você a realizar o que deseja. Quanto mais você estudar, conhecer e aplicar, mais vontade terá de seguir sua meta. Ah! E não se espante se durante a trajetória do seu caminho aparecerem pessoas para te ajudar. Elas estarão sonhando o seu sonho e vão te auxiliar a conquistar diariamente.

Permita-se descobrir o que te motiva 🙂

Ate mais!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: