Você sabe qual a diferença entre EQUIPE e TIME?

Qualquer empresa que você for visitar, ou mesmo trabalhar, vai ouvir pessoas falando constantemente essas palavras: Equipe e Time.

Mas pra você, Equipe e Time são a mesma coisa? Desempenham o mesmo trabalho? Bom, eu fiquei com essas perguntas na cabeça e fui atrás de uma definição, que compartilho com vocês nesse momento.

Definição de Equipe

Equipe é um conjunto ou um grupo formado por pessoas que desempenham tarefas para entregar um trabalho para uma área de gestão.

Os membros de uma equipe possuem envolvimento e compromisso com o resultado final da tarefa desenvolvida.

São pessoas lideradas por um responsável que retém e transmite informações das etapas do trabalho.

Definição de Time

Time é um conjunto de pessoas com conhecimentos e habilidades diferentes, que integradas buscam uma ação em comum, para atingir uma meta.

Em uma área de gestão, podemos ter vários times, que podem produzir resultados diferentes.

Os membros de um time conhecem a cultura e o processo de trabalho a ser realizado. São pessoas que podem ter um líder ou podem se auto organizar para gerir um time, pois todos os membros retêm informações das etapas de trabalho.

Geralmente um time tem perfil motivador, empreendedor, integrado e comprometido com a entrega. Todos os membros trabalham focando no resultado.

Então, qual a diferença entre Equipe e Time?

A diferença entre uma Equipe e um Time está na forma de empreender, agrupar e entregar o trabalho.

Abaixo, vou citar alguns exemplos para ficar mais fácil de compreender…

* Os membros de uma Equipe trabalham para atingir, geralmente, uma meta da sua área de gestão.

Ex.: Equipe: Gerência RH

Meta: Os funcionários do RH deverão cadastrar todos os formulários dos colaboradores no sistema interno.

Prazo: 31/11/2014

* Os membros de um Time trabalham para atingir uma meta do Time, que pode ser semanal, quinzenal ou mensal. Em uma área de gestão, podemos ter mais de um Time trabalhando para alcançar metas diferentes no mesmo prazo.

Ex.: Equipe: Gerência de TI

Meta Time 1: Criar página que colete informações e currículos de candidatos para vagas abertas na empresa.

Prazo: 5 dias uteis (1 semana)

Meta Time 2: Refazer o layout de todo site

Prazo: 10 dias uteis (2 semanas)

Ou seja, os times são como “células” que produzem resultados diferentes, mas que se unirmos teremos a entrega de um produto ou serviço.

Logo, podemos dizer que quando temos grupos menores, conseguimos resultados mais rápidos, pois não temos ruídos na comunicação, o que melhora o entendimento e a troca de informações. A integração entre os membros do time é mais intensa, pois as pessoas sentam perto uma da outra, facilitando o trabalho em conjunto.

A formação de um time coeso leva um tempo, porque as pessoas precisam trabalhar juntas para poder confiar, opinar e dividir tarefas. Mas depois que o elo de comprometimento e confiança é feito, o time trabalha muito bem, inclusive se protege quando há ameaças (internas ou externas).

O único ponto de atenção, nesse caso, é não deixar os membros do time permanecerem juntos por mais de 1 ano. É necessário trocar pelo menos 1 membro do time para trazer novos conhecimentos e insights. Geralmente mudamos as pessoas, quando terminamos um projeto e iniciamos outro. A mudança faz com que as pessoas desenvolvam novos conhecimentos, habilidades e atitudes para fazer as tarefas.

Então, a lição que podemos deixar é: “Quanto mais pessoas fizerem parte da sua Equipe ou do seu Time, menos coesão você terá no seu grupo de trabalho”!

 Espero que tenham gostado!

Até mais 🙂

2 comments to “Você sabe qual a diferença entre EQUIPE e TIME?”

Deixe um comentário