Diga não ao plágio. Seja criativo!!!

diga nao ao plagio seja criativo

 

2015 acabando… 2016 prontinho para começar e você está aí pensando no que poderia fazer para driblar a crise econômica que todos falam. Acertei?

 

Não há nada de errado em pensar no seu progresso. Todos nós temos conhecimento e habilidades para gerarmos novos produtos e serviços para sociedade. O problema não está em querer evoluir. O problema é quais são os meios que você usará para evoluir!

 

Algumas pessoas buscam o auto desenvolvimento, estudam, colocam em pratica, corrigem seus erros e repetem seus experimentos até encontrar a excelência. Quando a pessoa tem uma ideia e coloca em pratica, aprimora todos os conhecimentos e habilidades que possui. Torna-se seguro, confiante, empreendedor e na maioria das vezes vira um modelo a ser seguido. Modelos são bem vindos, pois nos inspiram e motivam a realizar nosso sonho.

 

Mas hoje o que acontece é uma inversão. As pessoas desejam ter os mesmos resultados, sem terem percorrido todo o processo de aprendizagem. É mais fácil copiar e mudar uma coisinha aqui ou outra ali, do que pensar em algo novo. Logo, temos vários produtos / serviços iguais.

 

Empresas que oferecem os mesmos produtos / serviços vão concorrer em preços, clientes, funcionários e vão demorar para crescer, porque a base do trabalho foi a cópia e não a criação. Então teremos o famoso grupo dos “CTRL C + CTRL V”.

 

Mas o que devemos fazer para buscar a excelência, originalidade, preço, reter bons profissionais e um bom número de clientes? Seguem alguns passos.

 

* Toda empresa precisa ter uma área ou uma pessoa focada em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Pesquisar sobre a evolução do produto / serviço no mercado e desenvolver um processo que evolua são fundamentais para manter a saúde e o futuro de seus negócios. Pesquisa e Desenvolvimento serão um dos indicadores que te levarão alcançar suas metas.

 

* Recicle seus funcionários. Capacite as pessoas que desenvolvem seus produtos / serviços. Dê espaço para elas aprenderem e sugerirem inovações. Geralmente as pessoas que participam do processo de desenvolvimento, sabem o que pode ser melhorado e o que pode ser lançado. Valorize as pessoas que ajudam a realizar seu sonho todos os dias.

 

* Por fim, ouça os seus clientes. Dê oportunidade deles falarem como foi a experiência com o atendimento e com o produto / serviço. Leve essas sugestões para a empresa e pontue os itens mais críticos com urgência! Os demais podem ser atendidos a médio e longo prazo. Dê retorno para o seu cliente sobre a sugestão dada e quando será implementada. O cliente ficará satisfeito de poder contribuir com a sua evolução.

 

O processo de criação não é rápido. Requer planejamento e foco para ser executado. Mas os resultados são surpreendentes! Portanto, vale a pena investir seu tempo em algo que dará bons frutos!

 

Então, aproveite essa virada de ano e coloque suas ideias no papel. Avalie quais delas são viáveis (custo, tempo e esforço) e comece a esboçar. Pode ser desenhos dos produtos ou fluxos de serviços. O importante é você começar!

 

Não há valor em guardar as ideias na cabeça! O melhor mesmo é coloca-las em pratica!

Boa sorte e Feliz Ano Novo! Que 2016 seja um ano de saúde e prosperidade para todos nós!

Nos vemos!

Até lá!

4 comments on “Diga não ao plágio. Seja criativo!!!
  1. Oi Serge!
    As pessoas querem caminhos e formas mais fáceis de ganhar dinheiro. Conseguem ate ganhar por um momento mas não se sustentam sem inovação.
    Acredito muito que todos tem capacidade de expandir seus conhecimentos e melhorar seus produtos. Basta afastar a preguiça de pensar 🙂
    Abs

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: