Workshop Facilitação em Ambientes Colaborativos

O Facilitador é um desses papéis e talvez, um dos perfis mais difíceis de se encontrar no mundo corporativo, porque muito mais que conhecimento, o facilitador precisa ter habilidade e atitudes. Como o próprio nome já diz o facilitador é a pessoa que facilita, torna simples, dinamiza questões para haver entendimento. Para ser facilitador, além de você ter conhecimento no método de trabalho, precisa gostar de servir as pessoas, de ajudar todo o time no que for possível.? (artigo do blog de Annelise Gripp – Facilitador? Qual o seu perfil dentro da Agilidade?)

Este workshop visa ajudar os mais diversos profissionais que desejam facilitar momentos de aprendizado seja no ambiente corporativo (empresas e startups) ou educacional (entidades de ensino, escolas, universidades, espaços makers).

A ideia é trazer conceitos, ferramentas e técnicas que possam ajudar no processo de disseminar conhecimento e por fim aplicar em atividades práticas. Durante o processo serão utilizadas práticas ligadas a Cultura Maker como: colaboração, comunicação, agilidade, integração e prototipagem.

Tópicos abordados no workshop:

  • Montar um grupo (facilidades e dificuldades, perfis)
  • Resultado que deseja obter com o grupo
  • Materiais necessários para serem trabalhados

A importância de coletar lições sobre todo o trabalho:

  • Prática> Dinâmica 1: Barco feito com papel laminado para coleta de lições (feed back)
  • Prática> Dinâmica 2: Pontos fortes e fraquezas a serem trabalhados para o negócio (em dupla)
  • Prática> Dinâmica 3: Mãos na massa: Desenvolver um produto pedagógico e aplicar nos outros times.

A dinâmica 3 propõe empregar todas as lições coletadas em grupo e individualmente, num novo grupo de pessoas, onde os mesmos terão que construir um produto pedagógico, que através da facilitação e do lúdico, conseguirão transmitir conhecimento necessário para gerar aprendizado. Nessa dinâmica os participantes estarão aprendendo o conceito de Cultura Maker? ?É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer? como disse o filósofo Aristóteles, onde o ensino-aprendizado só é gerado quando unimos o conhecimento (teoria) a experiência (prática).

Público Alvo: Pessoas que trabalham com times e que tenham momento e perfil para facilitar o processo de aprendizagem de novas soluções, tecnologias, ferramentas ou disciplinas.

Facilitadores: Marcela Santos e Annelise Gripp

Formato: Treinamento para empresas e universidades

Material: Todo material do curso será entregue em PDF.

Emitimos certificado de participação!

Ficou interessado? Peça um orçamento pelo email: annegripp.ag@gmail.com

OBS: Todos os treinamentos possuem exercícios práticos e didáticos realizados em grupos para fixação do conteúdo.

Leave a Reply

%d bloggers like this: