Âncora… Um modelo para criar estados emocionais!

ANCORASHoje venho falar sobre um assunto que vejo poucas pessoas comentando, mas que muitos coaches e psicólogos aplicam; âncora.  Âncora é uma técnica que utilizamos para criar um gatilho mental que ativa sentimentos, pensamentos, estados emocionais a um estímulo específico. Esse estímulo específico pode ser uma palavra, uma frase, um toque, um objeto… Algo que vemos, sentimos, tocamos, saboreamos ou cheiramos. Por exemplo: quando você sente um cheiro e lembra de alguem. Ou quando você escuta uma música e lembra de uma situação. Ou quando você coloca um clips na mão para palestrar.

Quando você cria uma âncora, está num estado emocional alterado e algo bem incrível acontece. Vou explicar melhor… digamos que você terminou um relacionamento e logo depois do término, você ouviu uma música que sempre escutava com parceiro(a). É provável que, toda vez que ouvir essa música, lembre-se da pessoa e do fim do relacionamento, que pode gerar tristeza ou alivio, dependendo da situação. Você associou o que sentiu, ouvindo aquela música com aquela pessoa e a sua mente armazenou.

article_13887544543Mas… como criar uma âncora? Primeiramente você precisa identificar o estado emocional que quer ancorar ( coragem, motivação, calma, determinação ). Depois associe uma experiência como referência, uma recordação em que aquele estado era muito intenso. Quando estiver no auge da experiência emotiva, instale o estímulo, dizendo pra si várias vezes o estímulo escolhido. Você pode usar o estímulo combinado com um gesto ou objeto para empoderar a sua âncora.

Faça esse exercício repetidas vezes, por alguns dias. Após ter memorizado e sentido a força da âncora, comece a usá-la como um gatilho nos necessários que você precisa do estímulo. Ou seja, toda vez que algum pensamento negativo ou sabotador aparecer na sua mente, você ativa a âncora quantas vezea-lei-da-mentes for necessário, até se sentir confiante, motivado e seguro para continuar a sua evolução. A ideia de saber criar âncoras positivas é fazer com que saibamos acionar as nossas forças, nossas oportunidades, as nossas vontades. Em vez de ficarmos reagindo e sugando todo negativo que acontece ao nosso redor ( ambiente, pessoas, situações ), blindamos a nossa mente com bons pensamentos, nosso corpo com bons sentimentos e reagimos com boas atitudes, sem nos envolver com influencias externas.

Aproveite o post de hoje e comece a criar âncoras para você usar na sua vida pessoal e profissional. Eu uso sempre e garanto que você terá bons resultados 🙂

Até o breve!

4 comments on “Âncora… Um modelo para criar estados emocionais!
  1. Muito bom o texto. Mais uma dica importante que vale como aprendizado. Vou tentar criar as minhas âncoras profissionais e pessoais e aguardar os resultados. Parabéns pelo texto.!!

  2. Muito obrigada Julio! Ancoras são poderosas no combate as crenças negativas e limitantes. Comece 2016 com as suas e vamos em frente 🙂 Abraços!

  3. Muito bacana o artigo Anne 🙂
    Interessante como as pessoas acabam fazendo isso de maneira subconsciente.

    Parabéns
    Grande beijo
    Thiago Toledo

Leave a Reply

%d bloggers like this: