Currículo Vitae… Como preparar?

Todos esses anos de trabalho, passando por várias empresas, contratando e acompanhando amigos de profissão, percebi que a grande maioria tem dificuldade de expor suas competências e habilidades na hora de montar um currículo para concorrer há uma vaga.

Somos especialistas em nossas profissões, mas temos muitos problemas em comunicar, transmitir todo conhecimento e experiência que adquirimos ao longo da carreira profissional, seja num documento ou numa rede social… Eh infelizmente, isso só piorou nos últimos anos. Por mais que hoje tenhamos ferramentas conectadas a redes profissionais, esquecemos de manter nosso currículo atualizado, ou no desespero de arrumar um emprego, se quer analisamos se tudo que possuímos está de acordo com o que a vaga pede. É um outro ponto que acontece muito no mercado… adequar o currículo para a vaga, mesmo sem ter experiência no que é pedido… Por favor, não faça isso com você mesmo, pois na primeira entrevista já ficará claro pelas suas respostas que não possui todas as competências solicitadas. Logo, além de não preencher a vaga ainda ficará constrangido, perante a empresa, por ter feito isso. Não fica bem para um profissional ter esse tipo de conduta.

Por isso, resolvi escrever esse artigo, para passar dicas de como montar o seu currículo e como aproveitar as oportunidades que aparecem, até porque criar uma oportunidade de trabalho e não aproveita-la por não saber se expressar é um baita desperdício, não acha?!

 

Abaixo descrevo algumas sugestões:

1) Crie seu currículo com o foco no trabalho que você deseja obter. Não fique fazendo adequações para que ele sirva pra todas as vagas. Não são todas que vão te agradar, são?! Então, seja objetivo!

2) Junte todas informações que você tiver sobre sua vida profissional antes de montar o seu currículo, como: carteira de trabalho, contratos, diplomas, certificações, eventos, comunidades, para ter mais assertividade e rapidez na hora que for preparar.

3) O seu currículo deve ser escrito de forma simples e clara, para transmitir transparência e confiança. Currículo escrito formalmente, cheio de palavras bonitas de dicionário, não traz nenhum benefício para o candidato. Para ser sincera, na maioria das vezes só complica a leitura e ofusca as suas aptidões. Seja direto e informal!

4) É extremamente importante que seu currícula não tenha erros de português ou gírias. A presença deles transmite falta de credibilidade no candidato.

5) Dê destaque as suas competências e habilidades em cada empresa que passou, nas suas formações, pois são informações de grande valia para o empregador.

6) Se você tem certeza que não tem experiência na vaga que encontrou ou que apareceu, não se candidate. Não coloque esforço em algo que você não consegue sustentar.

7) Faça um exercício de empatia, se coloque no lugar do entrevistador e pense quais as perguntas que ele poderá te fazer durante a entrevista. Você saberá lidar melhor com os cenários e as situações que poderão ocorrer e ficará mais calmo.

8) Caso cadastre seu currículo numa rede profissional, destaque quais as suas especialidades no título e tente preencher a maior parte dos campos que você puder. Não esqueça de colocar o nome dos cursos que possui e pedir as pessoas que façam recomendações do seu trabalho!

9) Por último, antes de se inscrever ou procurar uma vaga e entrar para um processo seletivo, procure saber qual a cultura da empresa, qual o salário, benefícios, o ambiente de trabalho, como você deverá desempenhar sua função, o que esperam de você… Se possível, peça para visitar a empresa, o lugar onde vai trabalhar. Isso te dará mais noção se é ou não o que você deseja.

Depois de todas essas dicas que eu passei, deixe a preguiça e a desmotivação de lado e atualize seu currículo, seja na rede ou num documento. É muito importante sempre ter ele atualizado e pronto para ser entregue. Afinal de contas, não é todo dia que temos oportunidade de mudar o rumo da nossa vida profissional, não é?! Boa sorte e sucesso!

Espero que o artigo de hoje tenha te ajudado 🙂

Até o próximo post pessoal!

 

 

Deixe uma resposta