Quais os benefícios de acumular funções?

estresse-trabalho_3

 

Ultimamente tenho recebido muitas mensagens de profissionais que estão passando por esse momento; acumulo de funções. Esse fato acontece quando as empresas desejam implantar novos procedimentos de trabalho, novas metodologias e não possuem profissionais desalocados, ou equipes para desempenhar exclusivamente esse projeto. Logo, é normal vermos esse tipo de conduta.

O que não é normal é vermos esse cenário durar muito mais tempo do que deveria. Projetos de experimentação ou implantação têm data de inicio e fim para serem cumpridos. Se essas datas não foram passadas para os profissionais envolvidos, ou se você já esta acumulando funções há muito tempo, pode ter certeza que tem algo de errado.

O acumulo de funções de um profissional pode parecer uma grande economia para empresa. Mas na verdade não é!

Um bom e qualificado profissional que desempenha funções diferentes tende a produzir menos do que deveria, se estivesse na função que foi contratado. Todos nós temos tarefas que gostamos de fazer e tarefas que amamos fazer. Quando alguém designa você para desempenhar 2 funções ao mesmo tempo, você vai fazer com empenho e alegria o que ama e certamente vai deixar de lado a que gosta de fazer.

Para ficar mais fácil de assimilar, vou utilizar um exemplo!

Exemplo 1) Você tem um Desenvolvedor front-end fantástico no seu time. Ele ama desenvolver e faz isso com maestria. De repente, vem uma diretriz da direção da empresa em implantar Metodologia Ágil em um dos times e você escolhe justamente o melhor desenvolvedor para tornar-se um Facilitador para o time. O pensamento que passou na sua mente foi: “Logo que Fulano é um excelente desenvolvedor, será um excelente facilitador. Vai ser ele!”

Nesse momento que você nomeia o seu melhor Desenvolvedor a ser um Facilitador, sem ter trabalhado o profissional para assumir uma nova função, além da que ele desempenhava, se consultá-lo antes… você acabou de decretar a decadência da produtividade e motivação do seu melhor funcionário. A reação dele será continuar desenvolvendo, mas com raiva por ter que fazer algo que ele não gosta, ou não conhece, ou não esta preparado pra fazer, que é a função de Facilitador. Com o tempo, o profissional vai largando a facilitação de lado (reuniões, acompanhamentos) e vai desenvolvendo como sempre fez. O time volta a ser como era antes e no final da implantação da nova metodologia, a conclusão que se chega é que a empresa ainda não esta preparada para Adoção Ágil.

Vocês conseguem ver no parágrafo acima algum beneficio? Eu não consigo dentro desse contexto. Pra mim, toda a condução foi errada e não tinha como dar certo.

Mas na minha opinião existe benefícios sim em desempenharmos 2 funções! Vamos ver um exemplo positivo agora!

Exemplo 2) A empresa que eu trabalho resolve fazer um projeto, uma prova de conceito, para implantar Metodologia Ágil. Hoje, desempenho a função de Analista de Negócio e tenho conhecimento de Scrum. Meu diretor sabendo disso, me chama para fazer parte do projeto e diz que vai me dar suporte com Mentoring e Coaching necessários durante a implantação, para que eu saiba atuar como Facilitadora do time. Ele me pergunta se eu quero tentar algo novo, sabendo que terei que dar conta das 2 funções.

Como eu já trabalhava ouvindo clientes e levantando necessidades das áreas, resolvendo impedimentos e integrando as partes envolvidas, aceito o desafio por ver interseção entre as 2 funções.

Além disso, vejo uma oportunidade da empresa me proporcionar algo novo. Trabalho mais motivada, produzo muito mais do que produzia, porque me sinto valorizada em fazer parte desse projeto. Com o tempo, vejo o quanto foi benéfico pra mim e decido trabalhar apenas com Metodologia Ágil. O diretor da empresa, satisfeito com o resultado e com o sucesso da adoção, me tira das funções de Análise de Negócios e me deixa apenas como Facilitadora dos projetos. Resumindo, para essa empresa, um Analista de Negócios pode ser um bom facilitador.

Meus amigos, a diferença de ser benéfico ou não estará na interseção com a sua função anterior, no que você ama fazer, no conhecimento e habilidade que possui para desempenhar tal função. Os seus objetivos profissionais precisam casar com os objetivos da empresa. Do contrário, não terá êxito.

Para concluirmos esse assunto e eu deixar um material para auxilia-los nessa jornada, deixo um livro que li e reli várias vezes para desempenhar diferentes funções dentro de uma empresa; Os seis chapéus do pensamento – de Edward de Bono (anexo a foto do livro). Esse livro traz um método simples para você se desenvolver e trabalhar em diferentes posições. Vale a pena ler!IMG_20150603_120502

Espero ter ajudado!

Ate mais 🙂

 

 

 

2 comments on “Quais os benefícios de acumular funções?
  1. Excelente texto, Annelise! Adorei os dois exemplos apresentados, mostrando a forma de abordagem (certa e errada) de uma empresa ao “aproveitar” um funcionário para funções diferentes da qual ele ele já seja especialista. Valeu!

  2. Fico feliz que tenha sido útil e esclarecedor.
    Escrevi para alertar profissionais e empresas que trabalham dessa forma.
    Obrigada! Bj

Leave a Reply

%d bloggers like this: