Approach… Você sabe o que é e como usar?

Com certeza você já deve ter ouvido esse trecho da música de Zeca Baleiro: “…. Venha provar meu brunch, saiba que eu tenho approach…”. Mas o que é Approach? Essa palavra vem do inglês e quer dizer aproximação, maneira de abordar, de interpretar ou de encarar uma situação, um ambiente, um cenário, um ponto de vista, um mode ver, ou traduzindo o sentido da frase da música do Zeca Baleiro; “ter pegada”.

Pois bem… Resolvi escrever sobre Approach, porque utilizamos muito no nosso dia-a-dia, mas quase ninguem sabe ou ouviu falar sobre isso. Approach é uma abordagem de comunicação muito aplicada nas relações comerciais. Só pra você ter noção, estima-se que 80% dos negócios são perdidos pela forma errada de abordar clientes. Por isso a importância de trabalhar a relação e a comunicação com pessoas que vão consumir o seu produto ou serviço. Eh como eu faço essa relação ser harmoniosa e bem sucedida???

A seguir, cito 3 aspectos que podem te ajudar a ter um bom approach:

  • Aceitar e receber as pessoas como elas são, expressando atenção, afeição, palavras e gestos positivos quando se relacionar com elas;
  • Demonstrar empatia ( se quiser ler mais sobre empatia, clique aqui!) quando for se comunicar, deixando que a pessoa perceba a sintonia entre a forma de pensar e sentir. Essa ação gera credibilidade e afinidade entre as partes;
  • Você consegue trocar percepções e sentimentos com seus clientes, de forma clara e objetiva, sem interferir nas suas conclusões ou reflexões sobre o negocio.

Observe que se não julgarmos o nosso cliente ou usuário, conseguimos realizar os aspectos descritos acima com maestria, pois o julgamento não permite você conhecer de fato o seu cliente e perceber qual a real necessidade que ele possui naquele momento. Assim sendo, não conseguirá atendê-lo com qualidade e eficiência. Fique atento!

Um ponto importante pra se levantar em todo esse processo “de como se relacionar com o seu cliente?”, seja ele interno ou externo, é manter a mente aberta para acompanhar as mensagens verbais e não verbais que seu cliente vai externando ao longo da conversa, sabendo que o seu grande desafio será conquistar a segurança e a confiança dele. Como suporte, você pode utilizar a técnica de Rapport, que eu já citei em um dos meus artigos anteriores. Tanto o Approach, quanto o Rapport são aplicados nas areas relacionadas a captação, atendimento e relacionamento com clientes ou usuários, como: Comunicação, Marketing e Tecnologia da Informação. Caso não tenha lido o artigo sobre Rapport, clique aqui

Portanto, podemos dizer que approach é uma abordagem que tem como objetivo chamar a atenção do cliente ou usuário para tratar um determinado assunto, despertar e instigar o interesse pelo serviço/produto para atender necessidades. Quando juntamos esses pontos com um ótimo atendimento, disposição para ouvir e responder em tempo hábil, discernimento para fazer a pergunta certa na hora certa, firmamos um laço de respeito e entendimento mútuo, uma parceria, onde os dois lados ganham.

Termino o meu artigo, com uma frase que gosto muito, mas desconheço o autor.

“Cliente satisfeito é igual a mais 1, cliente insatisfeito é igual a menos 10”.

Até breve 🙂

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