Valores do Scrum… A importância que cada um deles tem no processo!

O artigo de hoje é uma continuação do post que escrevi sobre valores: Valor… cada um tem o seu! Nele falo da construção de valores pessoais e coorporativos. Se você não leu, é bom ler! Mas vamos voltar para o assunto do artigo de hoje …. Vamos abordar os valores do Scrum, que para mim são muito importantes, tanto para quem quer trabalhar com Scrum, quanto para quem já trabalha com o Scrum. Valor está ligado a comportamento, cultura, rotina. Ou seja, é preciso estar no sangue para seguir.

Em Julho de 2016, a Scrum.org apresentou uma atualização no Scrum Guide (Guia do Scrum, clique aqui para baixar!), ressaltando os 5 valores do Scrum: Coragem, Foco, Comprometimento, Respeito e Abertura. Vamos falar sobre cada um deles já!

CORAGEM- Os integrantes de um projeto Scrum (SM + PO + TIME) precisam ter coragem para fazer a coisa certa e trabalharem juntos removendo impedimentos, buscando soluções.

FOCO – Os integrantes de um projeto Scrum precisam focar no trabalho durante o Sprint e nas metas desiguinadas pela empresa. Time disperso perde produtividade e não alcança os objetivos.

COMPROMETIMENTO – Cada integrante de um projeto Scrum se compromete com o trabalho que se responsabilizou em fazer. Se comprometer é se envolver e não abandonar o trabalho pela metade ou entregar sem qualidade.

RESPEITO – Respeitar uns aos outros é o primeiro passo para manter a colaboração, a integração e bom ambiente de trabalho.

ABERTURA – Poder ser franco, expor as ideias e propostas mesmo que elas não sejam aproveitadas. Promover momentos de debates, discussões, ouvir opiniões e sugestões para gerar novas práticas.

Os valores acima, quando tornam-se competências, trazem evolução para as pessoas e para o projeto. Mas quando iniciamos um trabalho, onde os profissionais ainda estão se conhecendo, não temos todos os valores formados. É necessário construirmos através do trabalho em equipe. Criar espaços para escuta ativa, auxiliar um ao outro, realizar dinamicas para trazer soluções, entre outras facilitações que podemos fazer para alavancar os valores.

Na minha visão agilista, trazer os valores para o Scrum Guide e chamar a atenção para esses pontos é uma forma de dizer que o Scrum não é apenas um framework. Que para trabalhar com Scrum, você vai precisar interagir o tempo todo com pessoas, pois pessoas é o principal pilar de um processo… Podemos dizer que o fator de sucesso ou fracasso de um projeto Scrum esta atrelado aos valores das pessoas que fazem parte dele. Sem esses 5 valores, seu time não usa Scrum. Usa práticas de “Go Horse” e diz que é ágil.

Outro ponto de atenção que não posso deixar de falar… Não adianta semear os 5 valores dentro de um time Scrum, até mesmo cobrar, se o resto da empresa ou da área não possui esses valores. Tem muito gestor por ai que não possui os valores acima, mas quer que o time tenha e siga… Não faz sentido! Os profissionais com cargos de liderança são os primeiros a dar exemplo para seu time, espelham comportamentos e atitudes. Logo, é necessário que todos os estejam inseridos nesse contexto ágil, tanto o time quanto os stakeholders, para ter produtividade e sucesso.

Eu acredito muito no desenvolvimento de projetos utilizando Scrum, pois trabalho desde 2009 com Scrum. Eh por isso sempre ressalto nos meus textos que o foco da agilidade são as pessoas. Se tivermos pessoas comprometidas com o que fazem, com coragem para fazer acontecer, focadas nas entregas, que respeitam seus amigos de trabalho e possuem espaço dentro da empresa para propor novas soluções temos um time de vencedores. O importante é buscar sempre essa conduta e melhorar continuamente o trabalho.

Bom, esse foi o artigo de hoje com opiniões e sugestões para trabalhar com Scrum! Espero ter ajudado!

Até o próximo pessoal 🙂

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: