Agile Coach e Scrum Master… qual a diferença? Tem interseção entre os 2 papéis?

ACNa semana passada participei do evento Scrum Gathering Rio 2016, um evento que acontece no mundo inteiro onde compartilhamos conhecimentos, práticas e experiências sobre Scrum. Nesse evento realizei uma palestra sobre o papel do Agile Coach, com intuito de esclarecer o que é um Agile Coach e como ele trabalha (clique aqui para ler mais!). No final da minha palestra, o amigo agilista Carlos Eduardo Arantes me fez uma pergunta fantástica, que deu a inspiração para escrever esse artigo: Qual a diferença entre o papel de Scrum Master e Agile Coach? Existe alguma interseção entre eles Annelise?

Excelente pergunta! Quem ficou, recebeu a resposta. Mas quem não participou do evento ficou sem saber. Então estou aqui para compartilhar com vocês 🙂

SMO Scrum Master tem como papel dentro do framework Scrum garantir que todo o processo seja seguido: ritos das cerimônias, facilitação dia-a-dia do Time, remover impedimentos, auxiliar o Product Owner com o backlog, auxiliar o time com boas práticas, ter uma comunicação e um bom networking para interagir com os envolvidos… Ou seja, fazer com que todo o time desenvolva software, dentro do prazo estipulado, realizando entregas constantes com qualidade.

permanent_and_temporary_coaches2Já o Agile Coach é um profissional, que não só entende de um framework Scrum, mas como outros frameworks de trabalho também. Um profissional que tem a visão de um Agente de Mudanças (leia mais sobre isso aqui!), que observa a rotina de um time, sabe pontuar onde está o problema e como agir. Agile Coach detém conhecimento de ferramentas de engenharia de software, assim como técnicas e práticas de coaching (leia mais aqui!) para propor soluções e melhorar o processo. Logo, ele pode ter o seu papel atuando de forma permanente num time, ficar full time auxiliando o time no que for preciso. Como pode também atuar temporariamente, ficando no time por um período, até que o mesmo consiga encontrar o seu ritmo de trabalho e produtividade.

Ambos papéis cuidam de pessoas e processos. A diferença entre eles é que o Scrum Master foca no framework Scrum e Agile Coach atende as necessidades da empresa, sejam elas de processo, engenharia de software ou pessoas.

Portanto, podemos dizer que o que acontece normalmente no mercado de trabalho é um Scrum Master experiente tornar-se um Agile Coach, por absorver e acumular conhecimentos, técnicas e experiências.

Agile-Coaching-Competency-Framework1Então, o conselho que eu dou para quem se encontrou no papel de um Scrum Master é: continue o seu caminho profissional adquirinho mais conhecimentos e práticas sobre Engenharia de Desenvolvimento de Software (Scrum, Kanban, XP, entre outros). Seja um Agente de Mudança! Promova melhoria em processos, ambientes de trabalho, facilite a vida dos profissionais que trabalham com você. Oriente, apoie, aconselhe, OUÇA as pessoas e OBSERVE tudo que está a sua volta! Coloque-se sempre disponível e aprenda com as situações, que você vai longe!

Se você quiser ver o slide da palestra do Scrum Gathering Rio, clique aqui!

Até breve pessoal 😀

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: